PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS : "UM LIVRO DE POESIA ROUBADO ?!"

 



BAR BANGUÊ  (4a. casa à direita) 

- Pátio de São Pedro (São José, Recife) 


Para a artista plástica Sandra Paro, de quem roubaram

um trabalho artístico exposto na frente da sua casa (Pina, Recife) 



Na década de 1980, encontro no Banguê, do Pátio de São Pedro, aqui do Recife, o artista plástico Jether Peixoto, "um verdadeiro mestre" , como o tratava, com respeitosa reverência, sempre, o escritor Pelópidas Soares.  Ambos eram de Catende e amigos de Palmares, onde nasci. 

O artista estava afobado, falando alto para os amigos Vavá e Lia, donos do Banguê, e fez questão de me contar o motivo que o deixou tão "arretado" : 

- Mas veja só, poeta : fui roubado aqui, na Dantas Barreto, onde eu sempre estaciono o meu volks... Fiquei puto com isso, um lascado feito eu, sem quase nada na vida !... Quando entrei no carro vi logo que o ladrão não tinha levado o rádio, nem tinha mexido nas compras que eu deixei no banco de trás... Sabe o que ele roubou ? O teu livro !  O ladrão arrombou o carro só pra levar o teu livro ! 

Jether Peixoto tinha mesmo era de achar graça no acontecido...  E rimos bem com algumas cervejas na mesa. Ele, eu e os donos do Banguê, não entendíamos como é que o ladrão tinha arrombado o carro só pra roubar o exemplar do meu livro "Americanto Amar América"... Era apenas uma simples lembrança que eu lhe havia dado, ali no Banguê, há uma semana... 


JUAREIZ CORREYA 

(Recife, abril / 2021) 

_____________________________________________________

Do ebook inédito PEQUENAS HISTÓRIAS REAIS 


Comentários

Sandra Paro disse…
quando alguém rouba algo artístico como um livro ou um lambebordado, tenho a impressão de que é um ladrão de bom coração ....

talvez, até, a arte o redima....

adorei a história tão real, poeta....