A "NOVA" ORLA POETAS DOS PALMARES

 





ORLA DOS POETAS  
(Totem com a relação dos nomes 
dos poetas palmarenses homenageados) 
________________________________ 
Fotografia de Jaudiano Santos  




No mês passado (08/fevereiro/2022), a Prefeitura dos Palmares entregou a "nova" ORLA DOS POETAS,  totalmente revitalizada para os palmarenses (segundo as informações do  site da PMP - www.palmares.pe.gov.br/revitalizacao-da-orla-dos-poetas ) 

Na verdade, a Prefeitura Municipal dos Palmares revitalizou, com várias mudanças visíveis, e até rebatizou a  ORLA POETAS DOS PALMARES, obra originalmente criada pela Casa Militar/Governo do Estado  de Pernambuco e inaugurada no  dia 09/junho/2014.  A obra tem agora a "nova" denominação de ORLA DOS POETAS.  

A ORLA DOS POETAS tem de tudo, menos poesia. E a presença dos poetas, elencados em um "totem", poderia, no  mínimo, ser didática, apresentada naturalmente em  ordem alfabética. Além da desordem como  está, existem alguns nomes escritos de forma errada (o certo é Leonilda Silva, Miguel Jasselli...), e há nomes apresentados como poetas que não têm sequer um texto  em versos publicado. E, por outro lado, ausências imperdoáveis na relação dos poetas homenageados : ADALBERTO MARROQUIM, AFONSO PAULINS, ANTONIO VELOSO,  BETÂNIA PINHEIRO, CALAZANS ALVES D'ARAÚJO, ELISEU PEREIRA DE MELO, EZEQUIAS PESSOA DE SIQUEIRA, FERNANDO GRIZ, JAYME GRIZ, JOSÉ RAMOS, LEOPOLDO LINS,  MANUEL BEMTEVI, MARGARIDA DE MESQUITA, MARIO MARROQUIM,  OZI DOS PALMARES, RAIMUNDO ALVES DE SOUZA E ZENÓBIO MELO, entre outros poetas palmarenses que já têm obra publicada.  




JUAREIZ CORREYA 
(Recife, 03/março/2022) 






Comentários

nonato disse…
Infelizmente, acho desnecessária sua publicação, principalmente, antes de procurar a Prefeitura ou até mesmo a própria Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Os nomes homenageados no espaço a qual faz menção, foram retirados dos brancos que estavam na própria orla, é claro em bancos danificados, mal cuidados, danificados... O que aconteceu, foi exatamente transferido nomes e homenagens dos bancos para o totem. A lista foi confirmada e avaliada pela Academia Palmarense de Letras, quando em 2017, resolveram homenagear aqueles autores nos bancos. Os bancos foram retirados, mas mantidos os nomes e as homenagens criada no período. A questão da ordem não ter surgido de forma alfabética, foi decisão seguir a ordem a qual estavam na orla, então, o primeiro banco levou o nome da primeira pessoa encontrada. Você tem toda liberdade a essa casa a qual diz ter amado e cuidado, então, sua reportagem deveria ao menos ter tido a responsabilidade de ter procurado saber o motivo e as razões e certamente, todas as respostas teriam sido dadas.

Nonato Barakah