FUNDAÇÃO REGIONAL ESCRITOR HERMILO BORBA FILHO - Aos produtores culturais da "Região Palmares"

 


Mapa da "Região Palmares" , de Pernambuco  

(IBGE, 2017) 


Recebemos, pela Internet, a cópia, documentada por escrito, de um pronunciamento recente, na Academia Palmarense de Letras - APLE, de um dos seus acadêmicos, atacando e manifestando o seu "absoluto repúdio" ao projeto que poderá recriar a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal dos Palmares, com a nova identidade de  Fundação Regional Escritor Hermilo Borba Filho, do Governo do Estado de Pernambuco. 

Sim: a FCCHBF poderá deixar de ser uma instituição municipal para se transformar em uma instituição estadual - será ampliada, comprometida não apenas com a vida cultural de Palmares, e também assumirá compromisso oficial com o desenvolvimento da vida cultural dos municípios que fazem parte da "Região Geográfica (Imediata) Palmares" : Água Preta. Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, São Benedito do Sul e Xexéu.  A sede da instituição permanecerá, naturalmente, em Palmares.  

A FCCHBF deixará de ser a limitada fundação que é hoje, sem autonomia política, administrativa e financeira, sem estrutura funcional e sem nenhuma condição de mais desenvolvimento - falta executar mais de 60% do seu projeto original -, como acontece há exatos 38 anos.   

Quando voltamos a administrar a FCCHBF, de 1997 a 2004, nos dois governos do então prefeito Francisco de Assis Rodrigues, apresentamos, em textos publicados na Imprensa pernambucana, a ideia de regionalização, com o Estado, dessa instituição palmarense. Tivemos a oportunidade de editar um primeiro número - e único, por falta de interesse e incentivo das prefeituras da Mata Sul - da Revista ATLÂNTICA (Cultura e Desenvolvimento da Mata Sul de Pernambuco) - Ano I, numero 1, maio/junho de 2003). Seria, na prática, uma regionalização cultural da nossa ideia que a própria  FCCHBF poderia empreender... 

Isso prova que a ideia de uma nova "Fundação Hermilo" vive no ar - para quem souber ler, ver, ouvir e compreender - há mais de 19 anos ! 

E, agora, apresentada em campanha aberta para a participação de produtores culturais dos 10 municípios que integram a "Região Geográfica (Imediata) Palmares", desde 2019 - tendo sido interrompida no primeiro semestre de 2020, por causa da desgraça universal da Pandemia  Covid-19   -, essa ideia é criticada grosseiramente, citada como "instrumento golpista", como se o nosso interesse pessoal estivesse acima do interesse coletivo regional que já existe em torno da futura Fundação Regional Escritor Hermilo Borba Filho. 

Sabemos que destruir é mais fácil do que construir (não esqueçam a destruição do Mercado Público de Palmares, em dezembro de 1986, comandada pela Prefeitura Municipal). 

Acreditamos no  futuro E NÃO NO ATRASO ! 

Entendam o seguinte : quando o Abaixo-Assinado dos produtores culturais da nossa "Região Palmares" for entregue ao Governador de Pernambuco, entendimentos de alto nível - entre os Governos do Estado e do Município - decidirão o futuro da primeira fundação cultural regional do Estado de Pernambuco.  


JUAREIZ CORREYA  

(Recife, julho de 2022) 


Comentários