CONGRESSO DO MOVIMENTO "POETAS DEL MUNDO" PODERÁ SER REALIZADO NO RECIFE EM 2009

Os organizadores do Primeiro Congresso do Movimento Poetas del Mundo (www.poetasdelmundo.com), idealizado e dirigido pelo poeta chileno Arias Manzo, podem chegar à conclusão de que será melhor mudar o local de sua realização e adiá-lo para o próximo ano. O Congresso, já denominado "Um mar de poesia e paz", seria realizado em Natal (RN), no último mês de maio, e foi adiado em tempo para o próximo mês de agosto. Motivo : os problemas considerados uma calamidade pública que a "Cidade do Sol" passou a vivenciar nos últimos meses.

"As coisas em Natal vão de mal a pior", comentam, os organizadores, por e-mails enviados aos membros do Movimento Poetas del Mundo no Brasil.

As notícias recentes anexadas aos e-mails não são nada animadoras. "Dengue atinge 162 cidades com total de 28.468 casos", é uma das manchetes da edição online do jornal TRIBUNA DO NORTE (Natal, 13/06/2008). "Os mais de 240 milímetros de água que caíram em Natal no domingo passado continuam deixando um rastro de devastação na cidade", informa a reportagem do TRIBUNA DO NORTE.

Por força disso, poetas que participam, no Brasil, do Movimento Poetas del Mundo, têm se corrrespondido, por e-mail, nos últimos dias, com sugestões sobre a mudança da data e do local de realização do Primeiro Congresso do Movimento Poetas del Mundo, que já congrega mais de 3.300 poetas da América, Europa, África, Mundo Árabe, Ásia e Oceania.

A poetisa Tereza Neumann Ferreira de Assis escreveu, no dia 13 de junho, para a poetisa Delasnieve Daspet, embaixadora para o Brasil do Movimento Poetas del Mundo : "Sou da opinião de que o Congresso do Poetas del Mundo mude para 2009 ou mude de Estado." No mesmo dia Delasnieve respondeu : "Estou pensando nisso, de verdade, Tereza. Mudar de Estado. Espero uma solução de Natal o quanto antes... Carro parado não ganha frete, não é ?" De Pernambuco, ainda no dia 13 de junho, o poeta Milvo Rossarola enviou este e-mail : "Concordo com a situação calamitosa de Natal e me solidarizo com meus colegas potiguares. Primeiramente a data deve ser modificada. Em segundo, mudar o local pois acredito que, infelizmente, Natal não tenha condições de receber o evento este ano. Como sugestão de novo local, indico a minha cidade, Recife, que, com o tempo hábil, poderá receber o Congresso." Imediatamente, o poeta Ademir Braz postou este e-mail : "Caros / as : Por que não em Belém do Pará, uma bela e exótica cidade ? Venham conhecer a Amazônia antes que acabe !..."

No dia seguinte, 14 de junho, escrevi para a embaixadora do Movimento : "Prezada Delasnieve Daspet : A sugestão do Milvo Rossarola, de transferência do Congresso para o Recife, é objetiva e boa. O Recife tem muita condição de realiza-lo. E, sobre a sugestão da Tereza Neumann, de realização no próximo ano, mais objetividade ainda. Moral da história : o Movimento Poetas del Mundo participa do FLIPORTO, neste ano de 2008, e reapresenta o projeto do Congresso para realização, no Recife, em 2009. E VIVA NATAL, A TERRA DO SOL !" (Juareiz Correya). No mesmo dia, Delasnieve Daspet respondeu : "Juareiz - é verdade. Se Natal não pode realizá-lo, pelo que diz Deth Haak ( poetisa potiguar que participa da organização do Congresso) então vejamos as alternativas. Pernambuco tem todo o perfil pelo trabalho que já realiza."

Comentários