segunda-feira, 27 de julho de 2009

Belo Horizonte inscreve para o "Concurso Nacional de Literatura"

Promovido há 62 anos, o Concurso Nacional de Literatura, da Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte, mantém inscrições abertas, até o próximo dia 7 de agosto, para "revelar novos autores e promover a literatura brasileira contemporânea". Os regulamentos e fichas de inscrição dos prêmios, que estão entre os mais importantes e tradicionais do País, podem ser encontrados no site www.pbh.gov.br/cultura . Os esclarecimentos sobre dúvidas poderão ser obtidos pelo e-mail concursos.fmc2009@pbh.gov.br (assunto Concurso Literário).
A realização do Concurso Nacional de Literatura é da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), por meio de sua Fundação Municipal de Cultura.
O Prêmio Cidade de Belo Horizonte, neste ano, contempla três categorias - Ensaio, Poesia (Autor Estreante), Dramaturgia e o prêmio "João-de-Barro", destinado à literatura infantil. O concurso só recebe obras inéditas em língua portuguesa, de autores brasileiros natos ou naturalizados.
A categoria Poesia (Autor Estreante), criada há 3 anos, só recebe obras de autores que jamais publicaram, de forma impressa, livro ou parte dele. O prêmio para o vencedor da categoria é de 8 mil reais. As obras vencedoras das categorias Ensaio e Dramaturgia recebem, cada uma, o prêmio de 10 mil reais. O "João-de-Barro" deste ano contempla duas obras com o prêmio de 8 mil reais para cada vencedor.
As inscrições para o Concurso Nacional de Literatura da Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte são gratuitas e a grande novidade deste ano é que as obras vencedoras, em cada categoria, além do valor em dinheiro, serão publicadas.
A cada edição, o "Prêmio Cidade de Belo Horizonte" contribui para o surgimento de novos escritores e de novas obras de autores consagrados, a exemplo de Carlos Herculano Lopes, Antonio Barreto, Luís Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros.

Nenhum comentário: