AMERICANTO : Opiniões de Pelópidas Soares, Graça Lins, Hermilo Borba Filho e Mauro Mota

"A sua poesia carrega a angústia da fase transitória de sua geração que aguenta o peso da tragédia dos nossos dias prenhes de incertezas. Geração que fecha as portas de um passado e abre as portas para um futuro em que o homem, o mais adaptável dos animais, vencerá, afinal ! Mesmo que tenha de erguer-se do caos.
Dentro do seu jeito extravagante, Juareiz Correya é um homem sério. Mais do que muitos executivos rodeados de secretárias e telefones. Telefones que se comunicam apenas com o vazio."
PELÓPIDAS SOARES (Recife, 1975)




"Li, reli e absorvi todos os poemas do Americanto, confesso que criei inúmeras imagens. Se num poema "América" é região, em outro "América" é mulher, é um desejo insistente, é um grito até. Poderia chamá-la de poesia de vanguarda, por seu sentido essencial de renovar e de recriar e talvez pelo número restrito de leitores cônscios. Existe sobretudo uma recriação de palavras, você as recoloca no poema com outra roupagem.
..........................
Falando seriamente, levei 15 minutos para "ler" Americanto, foi o tempo gasto dentro do ônibus, do centro a minha casa. Mas, para "viver" Americanto me custou momentos, horas e dias."
GRAÇA LINS ( Recife, 1975)



"O poeta é um ser que vive permanentemente em estado de sofrimento por si mesmo e pelo mundo que o rodeia.
..........................................
Juareiz Correya é um desses seres e este seu pequeno livro de agora diz fotograficamente, com muita precisão, o que está acontecendo com ele. Nenhuma esperança em suas palavras : o poeta está triste e pessimista.
.............................................
Abro o seu livro e leio logo : "Eu acho que nada mais resta / a minha carne é para os cães deste século; vou adiante e vejo : "Nem interessa mais figurar minha fantasia de mim"; e continuo : "De que me serve este amor / como uma chaga aberto ?"; e vai : "O que tens, poeta, é bem pouco" ; desilude-se : "Tu és a mesma longa louca luxenta besta" ; e finalmente uma esperança, talvez a única : "A luz que me nasce fecunda a aurora" ; mas, perde-a : "Eu não sei onde estou & não sei aonde vou" ; e seus dois últimos versos são : "eu escrevo como quem pratica crimes perfeitos / sem paz e alegria para esta descoberta inesperada."
Este poeta pessimista é um jovem de quem os jovens (e também os velhos como eu) muito esperam no colorido campo da esperança : resta que ele saia do pesadelo."

HERMILO BORBA FILHO (Jornal da Cidade, Recife, 1975)


"Para usar uma palavra mais circulante, louve-se o peito de Juareiz (...), inclusive de sua poesia bela e insólita, de rimas internas e toantes.
..................................
Juarez desmente o falado separatismo entre o poeta e o homem de ação. Pois desenvolve a ação que estamos vendo : constante, viva, orientada para a validez da literatura em toda uma área de Pernambuco."

MAURO MOTA ("Agenda" / Diário de Pernambuco, Recife, 1973)

Comentários