2010 : CEPE homenageia pintura e fotografia de Lula Cardoso Ayres

Na reportagem "Calendários - Um jeito charmoso de marcar o tempo" (Revista CONTINENTE, Companhia Editora de Pernambuco-CEPE, Recife, dezembro, 2009), a jornalista Mariana Oliveira releva a homenagem à Cultura que a editora oficial do Governo de Pernambuco realiza com as edições tradicionais, desde o ano de 1994, do seu calendário :

"O calendário de 2010 da Companhia vai prestar uma homenagem ao pintor pernambucano Lula Cardoso Ayres, no ano em que ele completaria 100 anos. Foram selecionadas 24 obras do artista, 12 para o calendário de mesa e 12 para o de parede - além disso a agenda 2010 da CEPE também destacará sua obra. Nesta edição, a CONTINENTE também brindará seus leitores com um calendário de parede, ilustrado com ensaio fotográfico, realizado, pelo artista, nos anos 1940, na Zona da mata pernambucana."

As fotografias desse calendário pertencem ao acervo da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ (Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife, PE). Além de encarte especial da edição impressa que circula nas bancas de jornais e revistas das principais cidades brasileiras, o calendário também pode ser acessado na edição online da Revista CONTINENTE (http://www.revistacontinente.com.br)

Neste ano de 2009, a CEPE homenageou, com a edição do seu tradicional calendário, o centenário de nascimento do ceramista caruaruense Vitalino "dos bonecos de barro" ("Mestre Vitalino - 100 anos").

Comentários