A Revista ENCONTRO (apresentação de Maria de Lourdes Hortas)



ENCONTRO chega ao vigésimo sexto ano de publicação, porta-voz do Gabinete Português de Leitura, efetivando um dos propósitos desta Casa, ou seja, estreitar os laços culturais luso-brasileiros.
Nos números mais recentes, vimos alargando os horizontes, trazendo a produção literária dos países que constituem o mundo lusófono, ou seja, aqueles que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa : Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné, Moçambique, Portugal e São Tomé.
Neste número, logo na abertura, trazemos uma surpresa : José Carlos Venâncio, escritor português nascido em Angola, e hoje radicado em Portugal, tira da gaveta uma entrevista com o escritor macaense Henrique de Senna Fernandes e dá-nos a conhecer alguém que, embora não viva em nenhum país da CPLP, pois mora em Macau, capital de Goa, ex-colonia de Portugal, se expressa em língua portuguesa, ao exercer o seu ofício de escritor.
Em nosso Painel, damos destaque à CPLP, ao acordo ortográfico e à língua portuguesa. E, na seção de ensaios e de crônicas, há textos sobre escritores brasileiros, portugueses e africanos, mescla que cumpre os nossos objetivos. Quanto aos textos de poesia e ficção vêm assinados por brasileiros e portugueses.
Para encerrar esta nota, quero referir a homenagem prestada por ENCONTRO à poetisa pernambucana Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, falecida em 2008. Maria do Carmo foi grande amiga desta Casa, de Portugal e das coisas portuguesas e deixou entre nós muita saudade.
Não deixem de ver, na Estante, os livros recebidos pela redação de ENCONTRO. Aí estão registrados e comentados.
Para encerrar, chamo a atenção dos leitores para o primeiro artigo do Painel : nele vem um pouco da história desta Casa e dos desafios que enfrenta para se manter viva e atuante no cenário cultural do Recife.
Boa leitura.
Saudações luso-pernambucanas de Maria de Lourdes Hortas.



_____________________________________

Apresentação de ENCONTRO - Revista
do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco
(Recife, Ano 26, Número 21, 2010)

Comentários