AMERICANTO no projeto "Quartas Literárias" de Olinda

Coordenado pela poetisa e atriz Silvana Menezes, o projeto "Quartas Literárias", do Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda) promove o lançamento do livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20, de Juareiz Correya, quarta-feira, 27 de outubro, a partir das 19 horas. Na ocasião, ocorrerá também a apresentação de um recital de poemas do livro com a participação de poetas locais convidados. O poeta e professor olindense Bezerra de Lemos saudará o autor. E, sob a coordenação de Francisco Mesquita, professor de Literatura da FUNESO, alunos do Curso de Letras devem prestigiar o lançamento do AMERICANTO em Olinda.


POESIA PUBLICADA NO SÉCULO 20


Nascido em Palmares (PE), cidade conhecida como "terra dos poetas", Juareiz Correya vive no Recife e exerce a função de diretor editorial da Panamérica Nordestal Editora.
O livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20 reune textos de duas edições da antologia POETAS DOS PALMARES (1973/1987), de outras antologias, livretos, folhetos, do livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA, lançado pela Nordestal Editora, do Recife, em 1982, e os desenhos da quadrinização do poema "Americanto", de Roberto Portella, publicados em álbum, no ano de 1993, pelas editoras pernambucanas Nordestal e Bagaço.
"São mais de 80 poemas, publicados de 1970 a 1993, e quase esse mesmo número de poemas - que são do primeiro livro que eu editei em São Paulo e do CORAÇÃO PORTÁTIL, publicado no Recife em 1984 e 1999 - não foi incluído neste novo livro, que vira a página da minha produção poética no século passado", explica o poeta.
O livro apresenta ainda opiniões, sobre o poema e o poeta, de Hermilo Borba Filho, Mauro Mota, Pelópidas Soares, Paulo Azevedo Chaves, Graça Lins, Jaci Bezerra, Leda Rivas, Geneton Moraes Neto, Montez Magno, Eduardo Lucena, Antonio de Campos e Nagib Jorge Neto, além de ilustrações de Abraão Chagorovisky e Tereza Costa Rego.
O livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20 será lançado, em novembro, no Cabo de Santo Agostinho, João Pessoa e Natal.

Comentários