JORNAL JC : "SEMANA DE HERMILO 2011"

Acesse o Google, a bíblia da multicomunicação dos nossos dias : além dos registros do blog JORNAL-JC (http://jornal-jc.blogspot.com) e do Twitter e Facebook (com informações dos registros desse nosso blog) não há sequer um único registro sobre a "SEMANA DE HERMILO 2011", que não aconteceu no Recife e muito menos em Palmares, a cidade natal do escritor pernambucano Hermilo Borba Filho. Por que essa "Semana" deveria acontecer no Recife e em Palmares ?

Lendo o blog você vai entender. Mas explicamos.

Palmares criou, há exatos 28 anos, a primeira fundação cultural do interior do Estado de Pernambuco - a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. E o Recife, onde o escritor viveu intensamente a sua criação artística e literária, projetando-a nacional e internacionalmente, criou,
há 23 anos, o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo. As duas instituições estão de pé, em plena atividade. Mas se distanciam, a cada ano, do respeito e da reverência à obra do escritor Hermilo Borba Filho - o principal motivo da existência delas.

As "Semanas de Hermilo", por exemplo, realizadas inicialmente em Palmares (a partir de 1998) pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e, depois, em 2002 e 2003, realizadas em parceria, em Palmares e no Recife, pelas duas instituições, foram interrompidas : em Palmares, desde 2004 e, no Recife, em 2010. E não há nada mais como alternativa para que essas institituições realizem alguma respeitosa e natural homenagem ao próprio patrono.

É lamentável que as Prefeituras do Recife e de Palmares, mantenedoras dessas instituições culturais que homenageiam o escritor pernambucano Hermilo Borba Filho, não atentem para o descaso e o esquecimento que o Centro Apolo-Hermilo e a Fundação Hermilo Borba Filho dedicam, atualmente, à importância da obra e à grandeza do nome do seu patrono. (JUAREIZ CORREYA)

Comentários