HERMILO BORBA FILHO : 95 ANOS PARA SER FESTEJADO EM PALMARES E NO RECIFE




     Julho deste ano é o mês do 95o. aniversário de nascimento do escritor pernambucano Hermilo Borba Filho.  Acreditamos que Palmares, a cidade natal, na região Mata Sul do Estado, e o  Recife, a segunda pátria, saberão reverenciar a sua memória  (faleceu em 1976), festejando e aplaudindo a sua obra, uma das criações mais vigorosas da literatura brasileira na segunda metade do Século 20. 

     Em Palmares, por exemplo, está sediada a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal, e, no Recife, existe o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, mantido pela Prefeitura da Cidade do Recife.  Há alguns anos, estas instituições, unidas, promoveram duas edições da SEMANA DE HERMILO EM PALMARES E NO RECIFE, justamente nesse mês do aniversário (anos de 2001 e 2002) do dramaturgo e ficcionista pernambucano. 

     Poderá ser culturalmente muito significativo e produtivo um novo entendimento dessas duas instituições para que seja viabilizada/reeditada uma nova SEMANA DE HERMILO NO RECIFE E EM PALMARES, neste ano em que se comemora o 95o. aniversário de nascimento do escritor.  E que possam permanecer unidas até a grande festa do centenário de nascimento de Hermilo Borba Filho em 2017.  (Juareiz Correya)

Comentários