OLIVEIRA LIMA : TESOURO DA HISTÓRIA BRASILEIRA NOS EUA





     "Dentro da principal biblioteca da Universidade Católica da América, em Washington, existe uma outra biblioteca : a  Oliveira Lima.  Independente, como exigiu o diplomata, historiador e jornalista pernambucano Manoel de Oliveira Lima, antes de doar sua extensa coleção, em 1916.  Os mais de 60 mil volumes  - entre livros, manuscritos, panfletos, jornais - formam a maior brasiliana fora do Brasil.  O acervo tem também pinturas, esculturas, fotografias e cartões-postais.  Tudo dentro de uma linha cronológica que vai do descobrimento do Brasil, em 1500, até o fim da Primeira República, em 1930. 

     (...)

     A biblioteca guarda o primeiro livro impresso no Brasil, ilegalmente, em 1747 - a impressão e publicação de obras só foram permitidas pela Coroa portuguesa em 1808, com a criação da Imprensa Régia.  E também o primeiro impresso em Pernambuco, em 1817, que trata da Revolução Pernambucana. último movimento revolucionário antes da Independência do Brasil em 1822.

     (...)


O COLECIONADOR

     Quem foi, afinal, o incansável colecionador que deixou tantas preciosidades, principalmente sobre a trajetória do Brasil e de Portugal, mas também algumas contribuições sobre África e Ásia ? 
     Oliveira Lima nasceu no Recife no dia 25 de dezembro de 1867.  Filho de pai português e mãe pernambucana, passou a maior parte da infância e adolescência em Portugal, mas tinha uma verdadeira admiração pelo Brasil. Tanto que, quando terminou a faculdade de Letras em Lisboa, decidiu fazer carreira no Itamaraty. 
     Como diplomata, viajou o mundo ao lado da mulher Flora.  Morou em Lisboa, Londres, Berlim, Caracas, Tóquio, Bruxelas e Estocolmo.  O interesse pela escrita começou cedo. Aos 14 anos, lançou a revista mensal Correio do Brasil. Foi a largada para os muitos artigos em jornais, como o Diario de Pernambuco, e livros que publicou pela vida afora..."  



(Trechos do texto de Anna Camanducaia, de Nova York  /   
 Transcrito da REVISTA CONTINENTE  
 - Número 148 - Abril 2013 - 
Companhia Editora de Pernambuco - CEPE / 
Secretaria da Casa Civil / Governo de Pernambuco)
_______________________________________________

REVISTA CONTINENTE 
                                                                                    


    



Comentários