O JORNALISMO NA ERA DAS REDES SOCIAIS, texto de Cleyton Carlos





     "Qual o tipo de conversação que o jornalismo procura ter ou tem tido nas redes sociais ?  Já comentei em outras ocasiões que o jornalismo não sabe utilizar o Twitter e que blogs e jornalismo são canais complementares, não conflitantes.  Mas, em um cenário macro, como anda o jornalismo em uma era tomada por redes digitais conectadas que dão voz e vez a centenas de milhões de possíveis contribuintes e coladoradores ?

     O jornalismo não deve estar nas redes sociais, mas sim fazer parte de todo um contexto mais complexo e estruturado.  O jornalismo deve ser ser, em redes sociais, estruturado em um formato que não fique aquém do mínimo esperado pelos usuários e consumidores de informação. Prova disso é a lentidão que a imprensa possui em relatar fatos que nasceram dentro do ambiente digital. Reportar algo dias depois não faz o menor sentido e, pior, só reposiciona a afirmação de que o jornalismo está perdendo o bonde da era digital.



O PRIMEIRO PASSO 
PARA USAR REDES SOCIAIS
É SER SOCIÁVEL 


     Não é novidade para ninguém que qualquer um pode ser um - bom - produtor de conteúdo nas redes sociais. Também não é novidade alguma a rapidez e instantaneidade com que a internet trabalha.  Quer usar redes sociais ? Então seja sociável nas redes.  Não há espaço para um jornalismo tardio e que ainda procura se posicionar diferentemente dos usuários que lá estão.  Sim, sem conversa o jornalismo - e os jornalistas - será engolido pela camada social digital que aflora e se solidifica cada dia mais.

     É inadmissível um jornalismo que se propõe a fazer parte das redes sociais e pede colaboração dos usuários, mas quando um fato ocorre no universo digital  sempre é o último a saber ou, pior, ainda tem a velha postura de chamar os leitores de "repórteres cidadãos", mas no momento da publicação classifica todos como "cinegrafistas amadores" ou "usuários afirmam", sem dar a devida credibilidade e o respeito merecidos."    (Por CLEYTON CARLOS no Blog Mídia 8).




_________________________________________
Transcrito do Blog do CURSO DE ECOMMERCE
(http://www.cursodeecommerce.com.br/blog) 

Comentários