UM FIM DOS LIVROS, texto de Seth Godin (3)





     "Sim, estamos entrando em uma nova era dourada para os livros,  uma era com mais livros e e-books escritos e lidos do que em qualquer momento do passado. Não, os livros não serão completamente eliminados, assim como os discos de vinis ainda existem por aí (uma nova loja de vinis está abrindo na minha cidadezinha).  Mas, por favor, não aposte que algum elemento deste querido ecossistema vai voltar com força.

     É uma traição à minha tribo escrever tudo isso ?  Veja bem, não estou falando que deveríamos nos livrar do ecossistema inteiro, mas estou querendo encorajar as pessoas para que não passem muito tempo tentando salvá-lo.  Primeiro, é uma batalha perdida e, o mais importante, temos oportunidades maiores à frente.

     Há vinte anos, vi a web e a ignorei.  Disse que era uma imitação barata do serviço online Prodigy, mais lenta e sem um modelo de negócios. Em parte, não consegui entender o que vi.  Mas, de forma geral, o que eu queria era que o Prodigy (meu cliente) tivesse sucesso, juntamente com um modelo de negócios que eu compreendia.  Como resultado da minha arrogância, perdi a oportunidade de aproveitar um novo meio.

     Tenho medo que nossas conexões culturais e corporativas aos livros como sistema de entrega possam nos cegar em relação às alternativas.  

     Não me sinto tão amargurado assim, já que estamos trocando nossos livros por algumas fabulosas alternativas que estão misturadas com coisas que são perda de tempo.  Mas sim, depois de quinhentos anos, depois de participar da construção não de uma, mas de várias indústrias ao redor da criação, publicação, distribuição e armazenamento de livros, eu me sinto um pouco nostálgico.

     Chamei este texto de "UM FIM" ao contrário de "O FIM".  Como sempre, vamos nos reinventar.  Ainda precisamos de ideias e ideias precisam de recipientes.  Desenvolveremos muitas formas para que estas ideias se espalhem e tenham impacto, e agora depende de nós descobrir como construir um ecossistema ao redor delas."   (Tradução de MARCELO BARBÃO)


Transcrito do site PUBLISHNEWS (http://www.publishnews.com.br) 


_________________________________________________
SETH GODIN -  É especialista em marketing e autor 
dos livros QUEBRE AS REGRAS E REINVENTE, 
VOCÊ É INDISPENSÁVEL?, O MELHOR DO MUNDO, 
entre outros. Texto originalmente publicado no blog  
http://sethgodin.typepad.com 




     

Comentários