DRAMA DE UM POETA : ESTADO DE POBREZA OU POBREZA DO ESTADO (1)






     Pessoalmente, já se foram 5 anos, e, pela Internet, há alguns meses sem contato com o poeta, me lembrei, agora, no período da realização da FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE (outubro/novembro 2013), que era uma boa hora para consultar o Google.  Ele seria, neste ano, o patrono da Feira, como sonhava ? Não. E encontrei mesmo outras notícias que me fizeram lembrar melhor, com uma incontrolável indignação, o importante poeta gaúcho Luiz de Miranda :

     CORREIO DO POVO / Blog de Juremir Machado da Silva (em 18/01/2013)
      -http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ 

     LUIZ DE MIRANDA PARA NOBEL DE LITERATURA 

     ("Luiz de Miranda é candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. Foi indicado pela PUCRS.  Ferreira Gullar e Ariano Suassuna também são indicados, parece, pelo Pen Clube do Brasil..." ) 



     BLOG DE TAÍS LUSO (em 09/07/2013)
     -http://taisluso.blogspot.com.br 

     CUIDEM DO POETA LUIZ DE MIRANDA 

    A poetisa e cronista gaúcha transcreve esta
    CARTA DE LUIZ DE MIRANDA A PAULO SANT'ANA :

     "Querido Paulo Sant'ana. Estou vivendo em completa miséria. Vivo há vários anos fazendo uma refeição por dia. Escolhi jantar. Não tenho nenhuma fonte de renda, pois poesia não dá dinheiro. Agora sou candidato ao Nobel de Literatura 2013, o primeiro gaúcho num Nobel. Estou sofrendo há algum tempo uma ação de despejo, a qualquer momento posso ser colocado na rua. 

     O prefeito Fortunati ficou de me dar uma pensão mensal, mas se passaram mais de dois anos e nada aconteceu.  O governo do Estado nada fez. Tenho problema de saúde : diabetes, pressão alta, insônia crônica.  A cada mês tenho que arrumar dinheiro com meus amigos. Devo ser o único candidato a Nobel que não tem onde comer e morar.  Mando-te o abraço amigo do sul do mundo.

     (ass.) Luiz de Miranda."     



     JORNAL  ZERO HORA / Segundo Caderno (em 23/07/2013)
     -http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/

     ESCRITOR LUIZ DE MIRANDA É DESPEJADO 
     E PASSA A VIVER EM HOTEL DE PORTO ALEGRE 

     ("Poeta vivia em condições precárias em um apartamento no Bairro Partenon") 



     JORNAL ZERO HORA / Segundo Caderno (em 20/08/2013)
     -http://zerohora.clicrbs.com.br/

     POETA LUIZ DE MIRANDA É CONTRATADO 
     PELA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO 

     (A pedido do governador Tarso Genro, o poeta é admitido como funcionário da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural com a missão de realizar palestras sobre poesia em colégios de Porto Alegre e depois do Interior do Estado) 


 _____________________________
  Texto de JUAREIZ CORREYA 







Comentários