CENTENÁRIO DA POETISA CELINA DE HOLANDA (Cabo de Santo Agostinho, PE, 19 de Junho 1915)




CELINA DE HOLANDA  
(Desenho de Zenival / Recife, PE, 1994) 



     CELINA DE HOLANDA (Celina de Holanda Cavalcanti de Albuquerque) nasceu no dia 19 de Junho  de 1915 no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Viveu, desde a infância, nos engenhos cabenses Ypiranga e Pantôrra.  Vivendo também no Recife, tornou-se jornalista e passou a colaborar nos suplementos literários do Jornal do Commercio e do Diário de Pernambuco, onde divulgou os seus primeiros poemas.  

     Aos 55 anos de idade, Celina de Holanda publicou o seu primeiro livro de poesia intitulado O ESPELHO E A ROSA (Imprensa Universitária / UFPE, Recife, 1970).  Publicou ainda estes livros de poesia : A MÃO EXTREMA (Editora Quíron, São Paulo, SP, 1976), SOBRE ESTA CIDADE DE RIOS (Edições Pirata, Recife, PE, 1979), RODA DÁGUA (Edições Pirata, Recife, PE, 1981), AS VIAGENS (Edições Pirata, Recife, PE, 1984), PANTÔRRA, O ENGENHO (Fundarpe / CEPE, Recife, PE, 1990) e VIAGENS GERAIS (Fundarpe / CEPE, Recife, PE, 1995).  Tem poemas incluídos nas antologias poéticas PALAVRA DE MULHER, organizada por Maria de Lourdes Hortas (Editora Fontana, Rio de Janeiro, RJ, 1979), A COR DA ONDA POR DENTRO, organizada por Maria de Lourdes Hortas (Edições Pirata, Recife, PE, 1981), POÉTICA OLINDENSE (Organização e edição da Academia Olindense de Letras, Olinda, PE, 1981), CARNE VIVA, organizada por Olga Savary (Editora Ânima, Rio de Janeiro, RJ, 1984), ÁLBUM DO RECIFE - antologia de poemas ilustrados -, com organização de Jaci Bezerra e Sylvia Pontual (Prefeitura da Cidade do Recife, PE, 1988) e POESIA VIVA DO RECIFE, organizada por Juareiz Correya (Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, Recife, PE, 1996). 

     A poesia de Celina de Holanda mereceu o incentivo e elogios de nomes importantes da literatura pernambucana e brasileira, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, Artur Eduardo Benevides, José Mário Rodrigues, Armindo Trevisan, Luzilá Gonçalves Ferreira, Audálio Alves, Sonia Prieto Rômulo de Brito, Nelson Saldanha, Jaci Bezerra, Potyguar Matos, Alberto da Cunha Melo e Edmir Domingues.    

     Neste ano do seu Centenário de Nascimento, a Panamerica Nordestal Editora e Produções Culturais, do Recife, com o apoio cultural da Academia Cabense de Letras e das Secretarias de Educação e de Cultura da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, promoverá o lançamento, no Cabo e no Recife, de um CD de poemas de Celina de Holanda, coordenado por Jorge Lopes, gravado em sua homenagem, na década de 1990, por poetisas, atrizes e produtoras culturais pernambucanas.  Também serão lançados um livro que reúne os poemas do CD, em edição virtual e impressa, e a reedição do seu livro VIAGENS GERAIS (que reúne todos os livros publicados de Celina de Holanda e os inéditos AFAGO E FACA e TAREFAS DE NIGIAM).  

O site CEPE DOCUMENTO (http://www.cepedocumento.com.br), da Companhia Editora de Pernambuco - CEPE lançará, no segundo semestre deste ano, no Arquivo Especial Centenários de Pernambuco,  o link "Centenário da Poetisa Celina de Holanda",  ao lado de outras personalidades culturais centenárias do Estado. (Texto de JUAREIZ CORREYA) 

Comentários