GOVERNADOR MIGUEL ARRAES : "MANIFESTO AO POVO DE PERNAMBUCO"






1964 :  GOLPE MILITAR 
& EXÍLIO 




     "No momento em que falo, o Palácio do Governo está sendo ocupado por tropas do Exército, que se insubordinaram contra o Sr. Presidente da República, tocando o mandato que o povo de Pernambuco me concedeu, através de gloriosa campanha eleitoral.  

     Sei que cumpri até agora o meu dever para com o povo pernambucano.   

     Sei que estou fiel aos princípios democráticos, à legalidade e à Constituição, que jurei cumprir.  
     Deixo de renunciar ou de abandonar o mandato, porque ele está com a minha pessoa e me acompanhará enquanto durar o prazo que o povo me concedeu e enquanto me for permitido viver. 

     Sei que a nossa pátria atravessa dias de grandes dificuldades, mas sei que o povo haverá de conquistar cada vez maior liberdade e condições de lutar por um Brasil grande, em que haja harmonia entre os seus filhos, e essa harmonia não pode vir senão da Justiça que se estabeleça para todos, para milhões de cidadãos, milhões de irmãos que estão no Brasil inteiro à espera de uma palavra e da luta que cada um que tenha consciência dos nossos destinos possa empreender.  

     Estou, assim, por força da ocupação do Palácio, feita à luz do dia, enquanto se registram negociações, impedido de exercer o mandato, numa violação da Constituição do Estado e da Constituição Federal.  Prefiro isso a negociá-lo e a vê-lo manchado porque jurei ser digno das gloriosas tradições do povo pernambucano.  E o povo de Pernambuco nunca veria o seu governador descer para negociar o mandato que honrosamente conquistou nas ruas do Recife e nas cidades do interior do nosso Estado.  

     Espero que todos possam, através da unidade cada vez maior do povo, levar o nosso Estado e a nossa Pátria à grandeza que todos desejamos.  

     Boa tarde, meus amigos. " 



______________________________________________________ 
Declaração do Governador Miguel Arraes divulgada pelo rádio, no dia 1o. de abril de 1964, no momento em que as tropas do IV Exército já cercavam o Palácio do Governo de Pernambuco.   
(Texto e ilustração do livro MIGUEL ARRAES - PENSAMENTO E AÇÃO POLÍTICA, organizado por Jair Pereira, Juareiz Correya, Raimundo Carrero, Ricardo Leitão e Vanja Carneiro Campos. 
- Prefácio de Antonio Callado / Topbooks Editora, Rio de Janeiro, RJ, 1997) 

Comentários

Lúcia Menezes disse…
E para defender a nossa jovem democracia, vamos as ruas! Golpe nunca mais!