"PROJETO QUINTA EM RITMO E POESIA" HOMENAGEIA O POETA ASCENSO FERREIRA NA UNICAP





Haydée Fonseca,
escritora e  professora 
de Literatura Brasileira  
(Letras  / UNICAP)



         A escritora e professora de Literatura Brasileira Haydée Fonseca coordena, no hall do Bloco G da UNICAP (Rua do Príncipe, Boa Vista, Recife, PE), nesta quinta-feira, dia 12/maio, a partir das 17 horas, mais uma edição do Projeto Quinta em Ritmo e Poesia.  Será realizada  uma homenagem ao 121o. aniversário de nascimento do poeta Ascenso Ferreira, nascido em Palmares (PE), no mês de maio / 1895 e falecido no Recife em maio/1965, com a presença de dois palmarenses que têm identificação com a obra do grande poeta modernista de Pernambuco :  o cantor/compositor Ozi dos Palmares, que musicou poemas do homenageado, e o poeta e editor Juareiz Correya, que publicou e divulga, há décadas, em Pernambuco e  outros Estados, a vida e a obra de Ascenso Ferreira.  

     A escritora e professora Haydée Fonseca criou esse projeto, há dez anos, para ampliar a divulgação da cultura pernambucana juntos aos estudantes da UNICAP :   

          - Sempre levo convidados.  Os alunos fazem pesquisas sobre os convidados e vão conhecê-los no hall.  Os alunos foram convidados a ler Ascenso Ferreira esta semana. A sugestão é que cada um leve um poema.  Os mais desenvoltos podem ler o poema ao microfone.  O evento tem a duração de pouco mais de uma hora.  É rápido, mas tem feito grande diferença na comunidade.  Humaniza a frieza acadêmica.  


Comentários