HERMILO BORBA FILHO : FALTA 1 ANO PARA 1 SÉCULO !






Cartaz da programação cultural 
HERMILO BORBA FILHO 
- 90 ANOS 
(Recife, PE, 2007) 



     O escritor pernambucano Hermilo Borba Filho, nascido em Palmares (PE), no dia 8 de julho de 1917, completa, neste mês de julho/2016, o seu 99o. aniversário de nascimento.  Faleceu no Recife, no ano de 1976, em pleno exercício de sua criação literária : havia encaminhado um livro de contos para a Editora Globo, de Porto Alegre, RS, e uma novela para a Editora Civilização Brasileira, do Rio de Janeiro, RJ; o livro de contos AS MENINAS DO SOBRADO e a novela OS AMBULANTES DE DEUS foram publicados, postumamente, ainda em 1976. 

  Diretor e fundador de grupos teatrais, dramaturgo, contista, romancista, cronistas, tradutor, pesquisador, professor universitário e animador cultural, Hermilo Borba Filho foi condecorado, na França (1972), pelo Ministro da Cultura, escritor André Malraux, com o título Chevalier de LÓrdre des Lettres et des Arts.

    Em sua homenagem foram criadas a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal dos Palmares (PE), em 1983, e o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, da Prefeitura da Cidade do Recife, em 1988. 

     Agora é tempo de união das instituições culturais criadas em sua homenagem, em Palmares e no Recife, e de uma histórica festa cultural durante todo o ano : 2017 É O ANO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE HERMILO BORBA FILHO ! 

     (Texto de Juareiz Correya) 

     

      

Comentários