1917 - 2017 : UM SÉCULO DE HERMILO BORBA FILHO









Hermilo Borba Filho em edição especial 
do Suplemento Pernambuco 
(CEPE, Recife, PE) 



     Neste ano do Centenário de Nascimento do Escritor Hermilo Borba Filho (Julho 1917 - 2017), Palmares, a sua cidade natal, e o Recife, a sua segunda pátria, devem festejar, dignamente, com alegria, respeito e orgulho, este novo marco da vida cultural pernambucana e nordestina.  Considerado um dos autores brasileiros mais importantes da segunda metade do Século 20, Hermilo Borba Filho produziu uma obra literária de relevo, tanto em quantidade (foram mais de 30 livros publicados em vida), quanto em qualidade, aplaudida pela crítica, por estudiosos da Literatura Brasileira e pela imprensa em vários Estados do País. A parte principal da sua obra - a ficção - foi lançada nacionalmente pela José Olympio Editora (RJ) e pela Editora Globo (RS), e outras grandes casas editoras brasileiras projetaram os seus estudos e a sua produção teatral. Traduziu livros de escritores importantes de outros países e textos teatrais, tendo também adaptado peças para as montagens de  grupos cênicos que dirigiu em Pernambuco e em São Paulo.  

     O pernambucano Hermilo era um escritor múltiplo, um dramaturgo, contista, romancista, cronista, poeta,  em permanente processo criativo. Mas, a produção editorial da sua obra, não acompanhou e documentou tudo o que produziu literariamente, ainda vive incompleta :  além dos livros inéditos deixados quando se encantou, no Recife, em junho de 1976, sua contribuição jornalística está espalhada em várias revistas e jornais do País, sua rica correspondência ainda não está organizada para publicação e não existe projeto de edição do seu Diário. 

     A Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal dos Palmares, e o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, da Prefeitura do Recife, instituições criadas em sua homenagem desde a década de 1980, naturalmente, devem somar esforços e assumir a coordenação e produção da programação cultural que festejará, durante todo este ano de 2017 (até julho de 2018), o Centenário de Nascimento de Hermilo Borba Filho.  É natural mesmo que assim seja.  E as Prefeituras de Palmares e do Recife sabem disto, tendo ambas como viabilizar o que é melhor para que "o Século de Hermilo" alcance o seu merecido sucesso.  De sua parte, o Governo do Estado, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura, já aprovou e viabilizou a criação do Site Casa da Palavra de Hermilo, que será divulgado na Internet (ao alcance de internautas de todo o mundo), ainda neste mês de janeiro, e lançado, em exposição multimídia, em Palmares e no Recife.   


(Texto de Juareiz Correya / 
 Boa Vista, Recife


Comentários

Anônimo disse…

Um século de Hermilo, pernambucano das terras dos Palmares.

Festejemos.