"FESTIVAL LITERÁRIO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO" não será realizado em Palmares







HERMILO BORBA FILHO 
(Contracapa do livro 
"Sete Dias a Cavalo") 
- Porto Alegre, RS, 1975




          Idealizado para realização em homenagem ao Centenário de Nascimento do Escritor Hermilo Borba Filho, em Palmares (PE), neste ano de 2017, o FESTIVAL LITERÁRIO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO (FestSul - PE) não será realizado na  cidade natal (Palmares) deste escritor que a projetou, nacional e internacionalmente, em romances e contos publicados no Brasil, França e Argentina, na segunda metade do Século 20.  

          A decisão é do idealizador do projeto, o escritor e editor palmarense Juareiz Correya, ex-presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal dos Palmares,  em períodos das administrações de Luís Portela de Carvalho (1984 a 1987) e de Francisco de Assis Rodrigues (1997 a 2004). Ele informa que está adiando o FestSul - PE para setembro de 2018, a ser realizado em outro município da Mata Sul e em homenagem a outro escritor da região.  

          "A nossa Mata Sul é literariamente rica e o FestSul - PE tem o objetivo de relevar os seus mais destacados criadores. Infelizmente, no ano do Centenário de Nascimento de Hermilo, o projeto não poderá ser realizado na sua cidade natal", lamenta o autor do projeto de criação (em 1983) da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal dos Palmares.    

Comentários

Muito triste esta informação, haja vista que Palmares deve à memória do Hermílo, pelo que ele representa para as artes palmarina.

Não vou questionar o porquê dessa iniciativa, por crer que o organizador desse evento tem, ou deve ter lá seus motivos para tal atitude.

Por enquanto, fico no aguardo para saber onde ocorrerá, e se ocorrerá mesmo este ano o Festival.

No mais, boa sorte ao organizador. Caso precise dos meus préstimos, esteja às ordens!
PESSOAL, NA MORAL!

Em resposta ao fato do "FESTIVAL LITERÁRIO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO - 2017", que neste ano comemora o centenário do nascimento de Hermíllo Borba Filho, Patrono da Instituição que leva seu nome, não ser realizado em Palmares, o Presidente da Fundação de Cultura, o Jornalista Edson Silva nos enviou o seguinte texto:

"Nós vamos fazer, mas, o prefeito João Bezerra deixou a Fundação inviabilizada pelos próximos meses, mergulhada em débitos que superam mais de R$ 500 mil reais"

Dada esta satisfação, os organizadores do Festival, como já foi explicado no Blog www.LETRAS&LEITURAS.blogspot.com, irão se articular para que o FESTIVAL LITERÁRIO DA MATA SUL - 2017, seja realizado em outra cidade.