PEQUENAS HISTÓRIAS PEQUENAS, de Juareiz Correya (texto de Albuquerque Pereira)





PEQUENAS HISTÓRIAS
 PEQUENAS 
(ebook), de Juareiz Correya  



     Cada qual a mais fornida, essas Pequenas Histórias Pequenas poderiam ser chamadas de "Grandes Histórias Pequenas", porque são narrativas tão breves quanto ricas em estilo e conteúdo.  

          O jeito saboroso que tem o autor de intercalar frases transmuda cada descrição numa espécie de tela de cores e sons em movimento.  

        O coloquial preside sua linguagem, impressionante também pela precisão.  Em "A Vingança", por exemplo, Juareiz não se contenta em dizer que "todos morreram". Ele afirma que "não escapou uma só pessoa" e reafirma, em seguida, que "não ficou um só vivente". Depois disso não resta nenhuma dúvida de que "a cidade foi completamente destruída". 

      De repente dana-se Juareiz a inventar textos e contextos fabulosos, onde as palavras mais surpreendentes criam situações de quebra-cabeça para um leitor desprevenido do dom de lidar, num mesmo escrito, com famílias tipográficas de tamanha variedade de feições e corpos.  

         Por aí se vê  que não é com Juareiz a escrita bem-comportada, insossa, repetitiva.  Antes de tudo ele é um novidadeiro e daí o seu reconhecido ascenso na cena literária de Pernambuco, uma escalada que sabe aos seus imortais conterrâneos Ferreira - de "Oropa, França e Bahia" - , e Hermilo Borba Filho - "Um Cavalheiro da Segunda Decadência" -, isto para falar só dos já encantados.   

          Enfim, Juareiz é uma das vozes da inteligência palmarense que, irmanadas em coro, falam de Palmares para o mundo... 



______________________________________________________
ALBUQUERQUE PEREIRA  é jornalista, com uma 
longa experiência no rádio e na televisão pernambucana, 
poeta, contista e memorialista. Prepara o lançamento, 
em breve, do seu primeiro ebook : 
ORAÇÃO PELO ÍNDIO (Poema Brasileiro), o primeiro 
título da sua tetralogia de poesia épica,  iniciada 
no século passado. 


Comentários