CEPE lança conjunto de obras sobre a Revolução de 1817 : "A única revolução brasileira digna desse nome" (Oliveira Lima)







HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO 
DE PERNAMBUCO EM 1817
(capa),  
de Francisco Muniz Tavares 



OS DOIS PRIMEIROS LIVROS DA COMPANHIA EDITORA DE PERNAMBUCO - CEPE SOBRE O EPISÓDIO HISTÓRICO, SENDO UM DELES ESCRITO POR UM DOS PARTICIPANTES, SERÃO LANÇADOS ÀS 17 HORAS DESTE DOMINGO, 12 DE MARÇO,
 NO MUSEU DA CIDADE DO RECIFE 
(PRAÇA DAS CINTO PONTAS, BAIRRO DE SÃO JOSÉ) 



          Considerada pelo historiador Oliveira Lima "a única revolução brasileira digna desse nome", a Revolução Pernambucana de 1817, apesar de ter concorrido fortemente para a ideia de um Brasil independente e soberano e para a implantação de uma nova ordem política e social, ainda não tem, em termos nacionais, recebido o reconhecimento que merece a sua importância histórica.  

          Colaborando para tornar esse episódio histórico mais conhecido e valorizado, a CEPE lançará um conjunto de obras ao longo deste ano, entre as quais estão novos títulos e livros raros.  Entre as obras há muitos anos fora de catálogo figura HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO DE PERNAMBUCO EM 1817, de Francisco Muniz Tavares, religioso que participou ativamente da insurreição, o que resultou em muitos meses de prisão.  Lançado originalmente em 1840, o livro tem notas do historiador Oliveira Lima.  

      Na relação dos inéditos está ABCdário DA REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 1817, produzido em parceria pela CEPE e a Prefeitura do Recife e organizado por Maria de Betânia Corrêa de Araújo, diretora do Museu da Cidade do Recife, onde os dois livros serão lançados neste domingo. Antes dos lançamentos, haverá, às 16 horas, a abertura da exposição "1817 - Revolução Republicana", ação conjunta do Museu e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), e também a apresentação especial da Suíte do Bicentenário da Revolução de 1817, composta por Múcio Callou. 



______________________________________
(Texto : COMUNICAÇÃO CEPE 
  - comunicacao.cepe@cepe.com.br) 


Comentários