A BIOGRAFIA DE DEUS: Pequenas Histórias do Povo da Cidade dos Palmares








____________________________________________
Sumário do ebook  A BIOGRAFIA DE DEUS, 
a ser lançado neste mês de setembro/2017 





          Desde a década de 1970, do século passado, mais precisamente desde o ano de 1976, que é quando elaborei a sua primeira versão, este título - A Biografia de Deus - do meu livro de contos, ainda inédito, tem me dado alguma satisfação e alguns sustos.  Satisfação, mesmo sem publicação ?, perguntará alguém mais curioso... Sim. É que, ao divulgar este título, de alguma forma, tenho recebido aceitação e até elogios.  Cito o título, falo sobre a ideia geral do projeto, lembro, rapidamente, alguns contos, e as pessoas com quem converso se revelam satisfeitas e interessadas...  Quando publico ?  Venho adiando a publicação, desde esse tempo, e, na medida do possível, tenho acrescentado e ou retirado textos com o objetivo de melhorar a reunião destas pequenas histórias.

       Lembro as conversas com Jaci Bezerra, Maximiano Campos, Moacir Sena Dantas, Gilvan Lemos, Afonso Paulins, todos excelentes contistas e amigos que me incentivaram em algumas empreitadas literárias e inesquecíveis papos nas mesas de bares de Palmares e do Recife.  O poeta, contista e romancista Everaldo Moreira Veras, em conversa solta à calçada da antiga livraria Livro 7, na Rua Sete de Setembro, do bairro recifense da Boa Vista, chegou ao exagero de me propor a aquisição deste título... Assim: 

          - Poeta, esse título é muito bom. Compro agora mesmo.  Aliás, me deixe lhe confessar: você é muito bom com os títulos dos seus livros.  Eu compro esse na hora em que você quiser.  Gosto muito também dos títulos dos livros de Hermilo. -  E citou, com ênfase, os títulos da tetralogia de romances do grande escritor palmarense. Concluiu : - Título de livro é coisa muito séria.  Ou é sugestivo, e diz tudo, ou não diz nada ! 

          Mas os meus sustos são maiores. Na própria Livro 7, senti um frio me estiletando, do umbigo à garganta, quando me deparei com o título de um livro do popular romancista inglês Frederick Forsyth: O Punho de Deus. Ainda na Livro 7, meses depois, outro susto: estava lá, na minha cara, no alto de uma prateleira, A Caligrafia de Deus, livro de contos do acreano Márcio de Souza.  No início deste século, em 2003, o jornalista e ficcionista carioca Fausto Wolf publicou o livro de contos O Nome de Deus.  E encontrei, neste ano, em busca no Google, o livro de ficção Deus: uma biografia, do escritor norte-americano Jack Miles, traduzido e lançado  no Brasil em 1997.  

         Pronto. Mais do que nunca é hora de publicar este livro. Estou correndo o risco, definitivamente assustador, de encontrar, em breve, um livro de contos com o título A BIOGRAFIA DE DEUS.  Sem a minha assinatura autoral. 



        JUAREIZ CORREYA 
           (Recife, setembro de 2017) 
        




Comentários