CEPE REÚNE EM LIVRO OBRA POÉTICA DE JOSÉ MÁRIO RODRIGUES







O VOO DA ETERNA BREVIDADE  
(capa), poesia reunida 
de José Mário Rodrigues  



          Imortal da Academia Pernambucana de Letras, poeta da Geração 65, o escritor, jornalista e advogado José Mário Rodrigues terá o seu 11o. livro lançado pela Companhia Editora de Pernambuco no dia 10 de novembro, a partir das 19 horas, na própria APL.  Com 368 páginas e quase 300 poemas, O VOO DA ETERNA BREVIDADE reúne toda a obra poética já publicada ao longo de profícuos 53 anos de produção literária.    

          O título, o 13o. da Coleção Poemas, da CEPE, tem valor significativo.  O autor, que completou 70 anos em julho, admite que com ele fecha um ciclo em sua vida de escritor.  "Resolvi reunir os meus livros de poesia para fechar o ciclo poético.  Vou me dedicar mais às crônicas, isso não quer dizer que abandonei em definitivo a poesia", destaca José Mário Rodrigues.   

      Apresentado pelo escritor, filósofo e acadêmico Ângelo Monteiro, O VOO DA ETERNA BREVIDADE traz em essência a força poética do autor, natural do município de Flores, que teve a vida marcada pelo assassinato do pai e que desde os 17 anos, quando escreveu o primeiro livro, trava em versos a relação com o tempo, as paixões humanas e a crítica social. "A poesia de José Mário Rodrigues representa o momento poético importante da Geração 65, à qual ele pertence por aliar poeticamente uma profunda expressão lírica e uma profunda carga existencial", assegura Ângelo Monteiro.   

          O livro traz ainda textos assinados por Joaquim Cardozo, Armindo Trevisan, Fátima Quintas, José Cláudio e Valéria Velasco que funcionam como sinalizadores para os leitores que se permitirem mergulhar no denso universo de um dos mais importantes poetas pernambucanos.   



ROZIANE FERNANDES  
(Assessoria de Imprensa / CEPE) 

          


Comentários