ESCRITORES CENTENÁRIOS DE PERNAMBUCO (1918 - 2018) : Adeth Leite, José Condé











ADETH LEITE  


Adeth Leite Nascimento nasceu em Belo Jardim (PE) no dia 2 de janeiro de 1918.  Jornalista e poeta, teve atuação marcante na imprensa do Interior do Estado, até fixar-se na capital.  no DIÁRIO DE PERNAMBUCO, colaborando ainda em outros jornais e revistas.  Formado em Contabilidade, renunciou a profissão.  Funcionário público estadual, serviu como Inspetor Escolar. 
  
(Nota transcrita do livro O Recife pela voz dos poetas, de Luiz do Nascimento 
- Recife, PE, 1977)




JOSÉ CONDÉ 


José Ferreira Condé nasceu em Caruaru (PE) no dia 23 de outubro de 1918. Diplomado em Direito. Advogado, jornalista, procurador, escritor.  Em 1930, após a morte do pai,  muda-se com o irmão Elísio, do Recife, para o Rio de Janeiro. Vai estudar, em sistema de internato, no Colégio Plínio Leite, onde inicia suas atividades literárias, com a fundação de jornais e o Grêmio Literário Alberto de Oliveira. Forma-se em Direito, exerce a profissão de advogado por um curto período, chegando a ser procurador do Instituto dos Bancários.  Dedicou-se, a partir de então, ao jornalismo como cronista social. Após publicar o seu primeiro livro, os irmãos Elísio, João e José Condé fundaram o JORNAL DE LETRAS, que se tornou o meio de divulgação mais importante da Literatura Brasileira, durante anos, tanto  pelo elenco de colaboradores, como pelo nível das notícias a cada edição.  Com o crítico e conterrâneo Álvaro Lins, José Condé dirigiu o Suplemento Literário do CORREIO DA MANHÃ, onde assinava as colunas "Vida Literária" e "Escritores e Livros". Conquistou os Prêmios Fábio Prado e Afonso Arinos da ABL.  Trabalhos seus foram levados para a televisão, com grande sucesso de audiência, e para o cinema, como é o caso de Um ramo para Luísa (1965). Faleceu, no Rio de Janeiro (RJ). no dia 27 de setembro de 1971.  

Bibliografia : Caminhos na sombra (novela, 1945); Onda Selvagem (romance, 1950); Histórias da cidade morta (contos, 1951); Os dias antigos (novela, 1955), Um ramo para Luísa (novela, 1959); Terra de Caruaru (romance, 1960); Vento do amanhecer em Macambira (novela, 1962); Os sete pecados capitais (novela, 1964); Os dez mandamentos (novela, 196); Noite contra noite (romance, 1965); Pensão Riso da Noite: Rua das Mágoas - Cerveja, Sanfona e Amor (novela, 1966); Como uma tarde em dezembro (romance, 1969); Tempo Vida Solidão (novela, 1971).  

(Nota transcrita do livro Panorâmica do Conto em Pernambuco
organizado por Antonio Campos e Cyl Gallindo 
- Escrituras / IMC, São Paulo / Recife, 2007) 



Comentários