"Galeria Reciclada Cepe" participa da FENEARTE









"Galeria Reciclada Cepe" 
apresenta trabalhos do artista plástico 
Júlio Gonçalves     




          Pela primeira vez a CEPE EDITORA terá estande na maior feira de artesanato da América Latina, onde exibirá peças produzidas com resíduos de sua indústria gráfica.  

          Transformar resíduos sólidos em algo produtivo é o grande desafio do mundo contemporâneo.  A indústria gráfica, por exemplo,  gera uma quantidade considerável de papel triturado resultante da máquina encadernadora.  Na CEPE, esse suposto "lixo" virou obra de arte graças à adição de cola e de muita criatividade para modelar esculturas e painéis.  

          Assim nasceu a Galeria Reciclada Cepe, que agora expõe os trabalhos resultantes da iniciativa pioneira da gráfica pernambucana no Brasil na 19a. edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE),  de 4 a 15  de julho, no Centro de Convenções.  Trata-se da primeira participação da CEPE no evento, onde terá um espaço de 37 metros quadrados, ocupados por cerca de 16 peças.    

           O criador do acervo é o superintendente de produção gráfica, Júlio Gonçalves, que começou a colocar a mão na massa, literalmente, em março do ano passado.  "A partir do momento em que tomei contato com o resíduo da máquina encadernadora, comecei a fazer testes com ele para ver no que poderia dar", conta Júlio, artista autodidata autor de esculturas, painéis e peças utilitárias (bandejas, fruteiras), inspirado em pássaros, peixes, flores e figuras totêmicas.  No repertório dos suportes para criação também entram o papelão das embalagens, madeirites, rolos de fita durex e até vasilhames de detergente.   

          Para executar as obras, feitas no ateliê-laboratório dentro da CEPE, Júlio conta com a ajuda do auxiliar de acabamento gráfico Sílvio Capistrano, e Lígia Régis, da equipe do Diário Oficial.  

          O próximo passo é transmitir o conhecimento a comunidades e criar uma fonte de renda a partir dos resíduos. Ao ver o resultado, quem sabe outras indústrias não se animam a fazer o mesmo ? 


- Texto de CAROLINA BOTELHO  
(Assessoria de Imprensa / CEPE) 



Comentários