"PRÊMIO NOBEL DA PAZ PARA LULA" (2)








#NOBELPARALULA 





Carta do escritor argentino  
Adolfo Pérez Esquivel 
(Prêmio Nobel da Paz - 1980)



Página 2


"Lula" da Silva teve como um de seus eixos fundamentais de compromisso do governo com os pobres a implementação de políticas públicas  para superar a fome e a pobreza. Em Janeiro de 2003, em seu discurso de posse como Presidente da República, ele disse : "Vamos criar condições para que todas as pessoas em nosso país possam comer decentemente,  três vezes por dia, todos os dias, sem doações de ninguém. O Brasil não pode mais coexistir com tanta desigualdade. Precisamos superar a fome, a pobreza e a exclusão social.  Nossa guerra não é para matar ninguém: é para salvar vidas".   E, de fato, o programa "Fome Zero" e "Bolsa Família" foram levados  a mais de 30 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema, fazendo com que o Brasil fosse mundialmente  reconhecido por organizações internacionais como a FAO, o modelo de sucesso do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Banco Mundial.  

- A percentagem de pessoas que vivem com menos de US$ 3,10 por dia caiu de 11% em 2003 para cerca de 4% em 2012, segundo dados do Banco Mundial.    

- Houve uma redução na taxa de desemprego próximo a 50%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  E uma criação de  15 milhões de novos empregos segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.   

- De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o coeficiente   de Gini Brasileiro foi 0,583 em 2003, e em 2014 foi 0,518, indicando que as políticas sociais implementadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) deixou um Brasil com menos desigualdade  social, pois a desigualdade  média caiu 0,9 ao ano, no período entre 2003-2016. 

- A implementação de programas de educação e saúde pública elevou o Índice  de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, desenvolvido pelo PNUD.  Em 2010, chegou a US$10,607 renda média anual, à expectativa de vida de 72,9 anos, a uma escolaridade de 7,2 anos de estudo e a uma expectativa   de vida escolar de 13,8 anos.  

O governo Lula foi uma construção democrática e participativa, com meios não violentos que elevaram o padrão de vida da população e deram esperança aos setores mais necessitados.  O mundo reconhece  que houve um antes e um depois na história do Brasil desigual, após as duas presidências de Luiz Inácio da Silva.  A contribuição de "Lula" para a Paz está nos fatos concretos da vida do povo brasileiro e reforçada pelos estudos de várias organizações internacionais.      

Esses resultados dos programas do governo do PT no Brasil para superar a pobreza e a fome não foram uma política de Estado mantida por outros partidos do governo, mas uma política governamental específica, que o Brasil está gradualmente abandonando, como evidenciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que anunciou que em 2017, o Brasil aumentou em mais de 3 milhões o número de novos pobres, devido às políticas do atual governo.  

Por estas razões, com o mesmo senso de esperança que Martin Luther King transmitiu quando disse "Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira", somos muitos que acreditam que o Prêmio Nobel da Paz para "Lula" da Silva ajudará a fortalecer a esperança de poder continuar  construindo um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida.  
  

ADOLFO PÉREZ ESQUIVEL 
(Prêmio Nobel da Paz de 1980) 




Comentários