CRÔNICAS DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ

 



Cópia da crônica "Um e Outro",  publicada 

na coluna REGISTO, de Juarez B. Correia  

(Diário do Grande ABC, Santo André - SP, maio / 1971) 


Com alguma vivência em São Paulo, a capital, onde cheguei, em 1970, aos 19 anos de idade,  e  já trabalhando em um setor de revisão de publicidade do Grupo "Folha da Manhã" (eram 7 jornais impressos), poemas publicados em duas antologias paulistanas - POETAS DA CIDADE-SÃO PAULO, números 2 e 4 (Editora ILA Palma, São Paulo - SP), fui conhecer Santo André, por sugestão do amigo jornalista Luizão, também revisor na empresa. Me indicou a Fausto Polesi, diretor de redação do DIÁRIO  DO GRANDE ABC,  um jornal que, segundo ele, me  daria mais  oportunidade de escrever e publicar... 

Fausto Polesi me recebeu como um amigo igual a Luizão, e  me convidou, inicialmente, para fazer parte do grupo de revisão do seu DIÁRIO..., que  ele queria  ampliar. Comecei a trabalhar na revisão do jornal, na mesma semana, e passei a dividir horários  entre São Paulo (Rua Evaristo da Veiga, Belenzinho, ônibus,  Campos Elísios,  Barão de Limeira, Estação da Luz, trens elétricos) e Santo André (estação ferroviária, Rua Catequese, Bairro Jardim, uma pensão, repúblicas, Vila Alpina...) A revisão do jornal era mantida  apenas sob a responsabilidade de Orlando, funcionário da Prefeitura de  São Caetano,  e de um amazonense (esqueço o nome...),  funcionário  da agência local do Banco do Brasil; com a minha chegada ao setor, logo depois a equipe passou a ser integrada também  por Borges e Samadello, outros dois funcionários do BB e, mais tarde, Mário Polesi. A revisão passou então a trabalhar em 3  turnos.  

Inicialmente, escrevi e publiquei, no DIÁRIO DO GRANDE ABC, alguns artigos sobre literatura e cinema, colaborações esparsas, sem periodicidade. Semanas depois, conversei com Fausto Polesi sobre a criação de uma coluna diária, no jornal,  para divulgar e comentar trabalhos de literatura e da cultura artística local e brasileira em geral. Eu poderia escrever e assinar, ele acertou um pagamento mensal, e, na semana seguinte iniciei a publicação da coluna identificada como REGISTO,  assinada por Juarez B. Correia. Estávamos no mês de abril/1971.  


Neste mês de dezembro, enviei um email para o jornalista Wilson Moço, atual Editor-Chefe  do DIÁRIO DO GRANDE ABC. Muito atencioso, ele encaminhou o  email com a minha solicitação sobre a Coluna REGISTO para a jornalista Cecília Del Gesso, responsável pelo Banco de Dados do DGABC - www.dgabc.com.br -.  Recebi, no dia seguinte, este email: 

"Bom dia, Juareiz. Meu nome é Cecília e sou a responsável pelo arquivo do jornal. Nós temos todas as edições do DIÁRIO desde 1958, mas o período que você procura não está digitalizado. É necessário procurar dia por dia.  

Você não mora no ABC, certo ? Eu posso tentar achar algumas colunas e fotografar para te mandar. Mas pode demorar um pouco pois sou sozinha aqui.  

Att. 

Cecília Del Gesso / Arquivo  e Pesquisa" 


No dia 3 de dezembro Cecília me enviou, pelo WhatsApp, as 5 primeiras fotografias da Coluna REGISTO. E, de acordo com a minha orientação, selecionou crônicas de minha autoria (prosa meio poética, às vezes ficcional...)  publicadas nos domingos, completando, ontem,  o envio de 23 textos fotografados...

Conversei com ela sobre o projeto de um futuro ebook, para publicação no segundo  semestre do próximo ano, e ela concordou em continuar colaborando  com a minha pesquisa para resgatar a publicação da coluna REGISTO no DIÁRIO DO GRANDE ABC.  Devo a Cecília Del Gesso e ao Editor Wilson Moço a concretização do resgate desse material que tornará possível a publicação do meu  novo livro digital : CRÔNICAS DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ. 





Comentários

Sandra Paro disse…
mega felicitações, poeta, pelo precioso resgate de sua produção literária....
Anônimo disse…
Bom dia, Juareiz. Muito feliz em resgatar seus textos. Continuaremos com a pesquisa!! Um abraço virtual. Cecília
maura correia disse…
Que belo resgate. Parabéns e gratidão por pessoas como a Cecília.