JORGE DE CASTRO MONTENEGRO : JOVEM ATUAÇÃO POLÍTICA EM PALMARES

 




Imagem do perfil no Facebook 



Para Lidá, 

   companheira e mãe dos seus filhos  



Neste mês de março (dia 10), faleceu, na capital pernambucana, onde residia  há algum tempo,  aos 73 anos de idade, JORGE DE CASTRO MONTENEGRO, um dos filhos de uma  família  tradicional respeitável do Município dos Palmares (PE). O seu  avô, Letácio Montenegro, muito contribuiu para o  desenvolvimento  cultural  e político  palmarense,  desde o  início do Século 20, com a criação e produção editorial do jornal A NOTÍCIA,  que circulou por mais de 50 anos.  

Jorge de Castro Montenegro dedicou boa parte da sua vida à atividade política, na sua cidade natal, sendo um jovem vereador eleito conduzido à presidência da Câmara Municipal dos Palmares, no  governo  do lendário prefeito  Luiz Portela de Carvalho (década de 1980). E, na década seguinte, foi vice-prefeito do município com a eleição do prefeito Francisco de Assis Rodrigues.  No ano de 1998, foi candidato a deputado estadual (PSB-PE). Trabalhou com os governos estaduais de Miguel Arraes  de Alencar e de Eduardo Campos.  

Somos palmarenses, da mesma geração,  pode se dizer, com apenas 3 anos de diferença de idade e, por coincidência, estivemos juntos no governo do  prefeito Luiz Portela e,  10 anos depois, no governo do prefeito Francisco  de Assis Rodrigues, quando dirigi,  nesses dois governos, a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Como se fosse possível essa  separação, vi o amigo Jorge de Castro Montenegro bem mais como alguém de uma geração anterior à minha - a geração do  escritor Luiz Berto, do  fotógrafo e documentarista Givanilton Mendes, do também político palmarense Antonio Maromba, do jornalista Jones Melo, do advogado José Volemberg Ferreira Lins... 

O tempo soube dar a exata  dimensão de cada um de nós e agora, quando nos surpreendemos com partidas e despedidas,  e até partidas sem despedidas, guardamos, com carinho,  a saudade dos que fizeram e fazem parte das nossas vidas, a exemplo de Jorge de Castro Montenegro - um nome que a nossa cidade natal tem o dever de reconhecer, lembrar e homenagear, para as gerações de hoje e do futuro, pela sua importância humana e política na história palmarense.    


(Recife - Pernambuco, março de 2022) 

 

Comentários