Ascenso Ferreira e Palmares, "A Terra dos Poetas" (7)

 




ASCENSO, O NORDESTE 

EM CARNE E OSSO ( Capa, 2a. edição) 

- Edições Bagaço / 

Nordestal Editora -  Recife-PE, 2001  


O livro ASCENSO, O NORDESTE EM CARNE E OSSO (Perfil biográfico do poeta Ascenso Ferreira), de Juareiz Correya, foi lançado, em 1998, pela AIP - Associação da Imprensa de Pernambuco, em conjunto com a UPE-Universidade de Pernambuco / Governo de Pernambuco. 

No ano de 2001, em coedição da Edições Bagaço / Nordestal Editora, foi lançada a 2a. edição, revista e aumentada, desse livro. A publicação contou com o apoio cultural da Prefeitura dos Palmares / Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, AEMASUL / FAMASUL, e da Prefeitura de Água Preta / Secretaria de Educação.  

Transcrevo este trecho da apresentação que escrevi :

"(...) À frente do seu tempo, Ascenso foi o primeiro poeta brasileiro a gravar os seus poemas em disco, e também um precursor da geração mimeógrafo, dos poetas marginais, alternativos e independentes: ele mesmo vendia, de mão em mão, os seus livros e discos. 

Ascenso foi uma espécie de santo de casa que fez milagre, até ele mesmo reconhecia isto. Pernambuco, o Nordeste e  outros vários Estados brasileiros tiveram o privilégio de conviver com a sua figura mítica e desmistificadora, um poeta autêntico, verdadeiramente importante, sem pose e posses, e sem qualquer frescura."  


Juareiz  Correya 

(Recife - PE / 

(Maio: Mês do 128o. Aniversário de Nascimento 

do Poeta Ascenso Ferreira)



Comentários