Ascenso Ferreira e Palmares, "A Terra dos Poetas" (4)

 






EU VOLTAREI AO SOL DA PRIMAVERA, 

de Ascenso Ferreira 

(Capa e contracapa) 


Primeiro livro publicado pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura dos Palmares, em coedição com a Secretaria da Educação de Pernambuco  - Palmares / Recife, 1985 -,  EU VOLTAREI AO SOL DA PRIMAVERA, de Ascenso Ferreira, organizado por Jessiva Sabino de Oliveira, que registra, em "Nota Explicativa", na abertura do volume: 

"Espírito aberto e sensível, Jaime Montenegro me pôs à disposição as coleções de A NOTÍCIA, excelente e valiosíssima fonte de informação, retrato vivo da terra dos Palmares, de sua vida, de seu povo. E foi folheando esse jornal que descobri o Ascenso Ferreira parnasiano, adolescente ainda, dando seus primeiros passos na vida literária. Ocorreu-me que essa pesquisa poderia ser importante, não propriamente pelo valor literário dos poemas, mas que poderia dar subsídios para uma análise do caminho literário percorrido pelo poeta até chegar à sua afirmação de modernista."

O professor e ensaísta Roberto Benjamin, diretor do Departamento de Cultura, da Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, destaca, na apresentação deste livro : 

 "A preparação desta coletânea se deveu ao trabalho abnegado e persistente de Jessiva Sabino de Oliveira, responsável pela Biblioteca de Palmares, guardiã dos acervos documentais e das tradições culturais daquela cidade. A ela, a quem tive a oportunidade de conhecer quando respondi pela Promotoria de Palmares e animá-la, na esperança de que um dia o seu trabalho seria reconhecido e a pesquisa publicada, se deve o mérito desta edição." 

Responsável pelo projeto de coediçao desse livro, que iniciou o programa cultural ASCENSO - 90 ANOS DE POESIA, promovido pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho para homenagear Ascenso Ferreira durante todo o ano de 1985, escrevi, no texto "Ascenso de volta a Palmares" : 

"A poesia parnasiana deAscenso Ferreira encerra uma fase de sua criação poética, vivida intensamente. Foram mais de10 anos, de vária e emocionada produção. Todo esse trabalho se perderia para sempre, e escaparia à compreensão das gerações atuais, não fosse o diligente e dedicado esforço, a carinhosa pesquisa desenvolvida pela professora Jessiva Sabino de Oliveira. Ela entregou-se de corpo e alma à delicada tarefa de recolher, das coleções do jornal palmarense "A Notícia", e de outras publicações da época em que Ascenso viveu em Palmares, todos os trabalhos deste livro... É inestimável a contribuição deste trabalho de Jessiva Sabino de Oliveira à história literária e artística de Pernambuco."  


Juareiz Correya 

(Recife - PE / 

Maio : Mês do 128o. Aniversário de Nascimento 

do Poeta Ascenso Ferreira)



Comentários