sábado, 17 de abril de 2010

Revista ENCONTRO : literatura luso-brasileira em festa no Recife

A Revista ENCONTRO (Recife,PE,No.21,Ano 26,2010), será lançada nesta quinta-feira, dia 22 de abril, às 19 horas, pelo Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Rua Imperador Pedro II, 290, Santo Antonio, Recife, PE). A poetisa luso-brasileira Maria de Lourdes Hortas, diretora do periódico anual da centenária instituição portuguesa, ressalta que "nos números recentes, vimos alargando os horizontes, trazendo a produção literária dos países que constituem o mundo lusófono, ou seja, aqueles que integram a Comunidade de Países da Língua Portuguesa : Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné, Moçambique, Portugal e São Tomé."

O número 21 da Revista ENCONTRO apresenta uma entrevista do escritor macaense Henrique de Senna Fernandes, concedida a José Carlos Venâncio; artigos de Humberto França ("Os desafios do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco"), Marco-Aurélio de Alcântara ("CPLP - Utopia ou Realidade ?"), Nelly Carvalho ("Nova ortografia de língua portuguesa") e de Tereza Halliday ("A força do Português); ensaios de Antonio de Abreu Freire ("Camões e Vieira"), José Haroldo Queiroga ("O Mitopoético Vôo do Flamingo"), Lenilde Freitas ("As vozes do Morto"), Maria de Lourdes Hortas ("A questão da identidade na ficção de Lídia Jorge"), Wanilda Lima Vidal de Lacerda ("Nos caminhos da Casa Materna") e de Zuleide Duarte ("Os lençóis branqueados da identidade maculada"); crônicas de Arnaldo Saraiva ("Um coração maior que o mundo"), Dagoberto Carvalho Jr. ("A Confraria de Eça de Queirós e a Revista Portugal")e de Cyl Gallindo ("De Autores e Livros"); ficção de Luiz Manoel Paes Siqueira ("Banzai, Cariri"), Juareiz Correya ("A Via-Crúcis de Paulo Bruscky") e de Valdecírio Teles Veras ("Notações"); e a poesia dos brasileiros e portugueses Anderson Braga Horta, Antonio Salvado, Aricy Curvello, Astrid Cabral, Maria da Paz Ribeiro Dantas, Teresa Vieira e Delmar Rosado. A revista publica ainda um depoimento de Wellington de Melo sobre a morte da poetisa Maria do Carmo Barreto Campello de Melo e a coluna "Estante", com registros de livros recebidos, sob a responsabilidade de Lourdes Sarmento.

__________________________________________________________________

Pedidos da Revista ENCONTRO devem ser encaminhados à sede da instituição, a Maria de Lourdes Hortas (mlhortas@hotmail.com) ou p/ telefones (81) 33269199 / 32292002.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bibliotecas escolares passarão a ser obrigatórias

Dentro de no máximo 10 anos, deverá haver uma biblioteca escolar em cada instituição de ensino do país, pública ou privada. A obrigatoriedade está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 324/09, cujo relator foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi aprovado em decisão terminativa, nesta terça-feira (13), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). No que diz respeito ao acervo de livros deverá haver pelo menos um título para cada aluno matriculado. Em seu texto, o relator lembrou que o Brasil tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, enquanto a vizinha Argentina tem uma para cada 17 mil. Dezenas de bibliotecárias e de estudantes de Biblioteconomia que acompanharam a reunião aplaudiram a aprovação do projeto. Na ocasião, a diretora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília,Sely Costa, disse que este pode ser considerado um grande passo em direção à maior difusão da leitura e do conhecimento. (MARCOS MAGALHÃES / Agência Senado)

_______________________________________

Transcrito do site PUBLISHNEWS
(http://publishnews.com.br)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Luiz de Miranda : "Melhores Poemas" no Memorial do Rio Grande do Sul

A Global Editora, de São Paulo (SP), e o Memorial do Rio Grande do Sul
promovem, nesta terça-feira, 13 de abril, às 19 horas, na sede do Memorial (Rua 7 de Setembro, 1020, Centro, Porto Alegre, RS), o lançamento do livro OS MELHORES POEMAS DE LUIZ DE MIRANDA, seleção e prefácio de Regina Zilberman. O poeta gaúcho, natural de Uruguaiana (RS), recebe, em homenagem, a Medalha da 52a. Legislatura da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e inaugura a exposição "Constelação", com gravuras do português João Manta e poemas de sua autoria.

Luiz de Miranda, autor dos livros de poesia TRILOGIA DO AZUL DO MAR, LIVRO DOS MESES, AMOR DE AMAR, POESIA REUNIDA, POEMAS DAS CAPITAIS, CANTO DE SESMARIA, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS e MONOLÍTICO, entre outros, é considerado o poeta vivo com a obra mais extensa da Língua Portuguesa.

domingo, 11 de abril de 2010

Revista ENCONTRO (2010) : lançamento do Gabinete Português de Leitura neste mês de abril

"ENCONTRO chega ao vigésimo sexto ano de publicação, porta-voz do Gabinete Português de Leitura, efetivando um dos propósitos desta Casa, ou seja, estreitar os laços culturais luso-brasileiros", afirma a poetisa Maria de Lourdes Hortas, diretora cultural do GPL-PE, na apresentação do número 21 (Recife, 2010) do periódico anual da entidade. O novo número da Revista ENCONTRO será lançado no dia 22 deste mês de abril, no auditório do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Rua Imperador Pedro II, 290, Santo Antonio, Recife, PE), em tiragem especial de 500 exemplares. Edições anteriores da publicação se encontram, no balcão de livros, à disposição de leitores interessados.

O número 21 da ENCONTRO - revista literária editada anualmente e que poderá circular, a cada ano, em duas edições semestrais, como idealiza a diretora cultural Maria de Lourdes Hortas -, apresenta entrevista de um escritor macaense, quatro artigos de escritores pernambucanos, seis ensaios e três crônicas de portugueses e brasileiros, contos de três
ficcionistas nordestinos e poemas de sete autores portugueses e brasileiros.