sexta-feira, 4 de julho de 2008

2017 : CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE HERMILO

Empenhados na divulgação e valorização da obra do ficcionista, dramaturgo, encenador, professor universitário, ensaísta, jornalista e animador cultural pernambucano Hermilo Borba Filho - nascido em Palmares, PE, em julho de 1917, e falecido no Recife em junho de 1976 -, os pernambucanos Leda Alves (atriz, administradora de cultura), Luís Augusto Reis (professor universitário, ensaísta e dramaturgo), Cristiano Ramos (jornalista, crítico literário e comunicador de televisão) e Juareiz Correya (poeta, ficcionista, editor e blogueiro), já estão trabalhando, no Recife, para a realização da programação cultural do CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE HERMILO que ocorrerá em 2017.
Por que tanta antecipação ?
Muita coisa vai acontecer nos próximos anos, mas, para "os hermilianos" apaixonados e sonhadores (tem mais gente de qualidade nessa história), como diz a própria Leda Alves, esta é, com certeza, a mais certa. A motivação é lógica : as comemorações do 90o. Aniversário de Nascimento de Hermilo Borba Filho, de julho a dezembro de 2007, em Pernambuco, foram, simplesmente, um sucesso. Livros de e sobre Hermilo publicados, artigos e reportagens em jornais e revistas de Pernambuco e de outros Estados brasileiros, palestras, colóquios, seminários, apresentações teatrais e musicais, exposições de arte e de documentos, exibições de filmes e programas televisivos,homenagens em eventos culturais e até do Governo Brasileiro, em encontro do Ministério da Cultura realizado em Belo Horizonte (MG), tudo aconteceu de significativo e bom.
Mas isso ainda é pouco, há muito o que fazer para se festejar Hermilo, acreditam "os hermilianos". E a festa do CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE HERMILO será ainda maior e melhor durante todo o ano de 2017.

terça-feira, 1 de julho de 2008

"INVENÇÃO DE POESIA" NO BANGUÊ

O grupo "Invenção de Poesia", com atuação destacada, há alguns, na Biblioteca Popular de Casa Amarela, participa da segunda edição do VIVA POESIA NO BANGUÊ, sábado, dia 12 deste mês de julho, a partir das 3 horas da tarde. Os poetas pernambucanos Rogério Generoso, Sílvio Hansen, Antonio Botelho, Vanessa Sueidy, Altair Leal e Nivaldo Lemos apresentam um recital de poesia, com a participação especial de Vital Correa de Araújo, presidente da UBE-PE, na rodada cultural que conta também com uma exposição de serigrafias e cartões de pintura do artista plástico Cloves Accioly Lins. Uma mesa de cordéis, livros, fanzines, jornais e revistas dos poetas programados, em exposição e venda, completa a programação. Os poetas Juareiz Correya e José Terra coordenam o projeto com o apoio cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife / Prefeitura do Recife.
No VIVA POESIA NO BANGUÊ, a poesia de hoje está bem servida à mesa da melhor tradição pernambucana, representada na "rodada de degustação" da comida e da bebida já famosas, no Recife, do Bar e Restaurante Banguê (Casa 20, Pátio de São Pedro, São José, Recife, PE). Mais informações pelos telefones (81) 30720346 e 88065692.