sábado, 22 de maio de 2010

PORTUGAL TELECOM 2010 : 5 escritores nordestinos na semifinal

Mais de 50 semifinalistas do Prêmio Portugal Telecom : cinco são escritores nordestinos, em MUNDO LIVRO (http://wp.clicrbs.com.br/mundolivro)
Três nordestinos de Pernambuco semifinalistas : Raimundo Carrero, Sidney Rocha e Lucila Nogueira. Um nordestino de Sergipe ( Antonio Carlos Viana )e um da Bahia (João Ubaldo Ribeiro).

Constatação preocupante para a vida cultural do Nordeste brasileiro : os 5 autores dessa semifinal não têm os seus livros publicados por editoras
nordestinas. Quer dizer, as editoras nordestinas não têm vez nesse luso-brasileiro Prêmio Portugal Telecom. Antes eram discriminadas as pequenas. Elas lutaram e conquistaram espaço. Hoje são as nordestinas, grandes e pequenas, oficiais ou não. Para o Portugal Telecom, nada, editorialmente, acontece por aqui. Vamos lutar ?

Estes são os autores nordestinos semifinalistas com os seus livros e respectivas editoras do Sudeste : A MINHA ALMA É IRMÃ DE DEUS, de Raimundo Carrero (Record), CINE PRIVÊ, de Antonio Carlos Viana (Companhia das Letras), MATRIUSKA, de Sidney Rocha (Iluminuras), O ALBATROZ AZUL, de João Ubaldo Ribeiro (Nova Fronteira) e TABASCO, de Lucila Nogueira (Selo Off FLIP).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Literatura : a ditadura do gosto acadêmico e do empreendimento comercial

"Módulo Literatura : entre cânones e best-sellers, a ditadura do gosto", curso promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste - Teresina e a Diretoria Cultural da Fundação Joaquim Nabuco, de 25 a 28 deste mês, ministrado pela professora e pesquisadora Zuleide Duarte (UEPB, de Campina Grande), "propõe uma reflexão sobre a ditadura do gosto acadêmico e do empreendimento comercial - instâncias definidoras, para muitos, das leituras que não escolhemos livremente mas a que somos induzidos", informa Luciano Sá, da assessoria do Centro Cultural-BNB.

O curso será realizado na Superintendência do BNB - Piauí (Rua Rui Barbosa,163 - Centro - Teresina. Fone 86-32168681)