sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Lançamentos de 22 escritores pernambucanos na "Feira do Livro de Porto Alegre"

Do dia 1.o ao dia 15 de novembro próximo, Pernambuco ocupa lugar de destaque na Praça de Autógrafos da "54a. Feira do Livro de Porto Alegre" (RS), com lançamentos de livros de 22 escritores do Estado. Além da programação desses lançamentos, o Estado de Pernambuco, que está sendo homenageado pela organização da feira gaúcha, expõe, em estande especial, mais de 300 títulos produzidos por 13 editoras locais, e alguns autores fazem palestras e participam, em diversas apresentações, de um projeto especial denominado "Teatro do Texto". A Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, com o apoio da FUNDARPE e da Cia. de Eventos, é responsável pela coordenação dos lançamentos e do estande especial.
Estes são os autores pernambucanos que lançam os seus livros na "Feira do Livro de Porto Alegre", de 1 a 15 de novembro deste ano : Homero Fonseca, Juareiz Correya, Leda Alves, Raimundo Carrero, Paulo Bruscky, Edmond Dansot, Jobson Figueiredo, Sylvia Pontual, Ronaldo Correia de Brito, Luiz Arraes, Paulo Santos, Marco Polo Guimarães, Lucila Nogueira, Antonio Campos, Cláudia Cordeiro, Cyl Gallindo, Jessier Quirino, Marcus Accioly, Antonio Botelho, Sílvio Hansen, Vital Correa de Araújo e Luzilá Gonçalves.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A INTERNET GERA SUA PRÓPRIA LINGUAGEM, AFIRMA NELLY CARVALHO, DA UFPE

"A Internet não usa uma linguagem cifrada, mas, diferente, de acordo com o meio recém-criado. É mais do que um agregado de características da fala e da escrita e porque faz coisas que nenhum desses meios faz. Tem que ser vista como uma nova forma de comunicação que gerou sua própria linguagem, com regras exclusivas e não uma escrita anárquica numa visão apocalíptica. Este é um avanço tecnológico cujo alcance não podemos medir, nem projetar."

NELLY CARVALHO
Professora de Letras - UFPE

(Em artigo publicado no "Jornal do Commercio", Recife, agosto / 2008, e transcrito do blog LUCIANO SIQUEIRA - lucianosiqueira.blogspot.com)

CEPE COORDENA ESTANDE COM EDITORAS PERNAMBUCANAS NA "FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE"

Mais de 300 títulos, de 225 autores, produzidos por 13 editoras pernambucanas, serão expostos em estande especial do Estado de Pernambuco, homenageado na "54a. Feira do Livro de Porto Alegre", que ocorre do dia 31 de deste mês ao dia 16 de novembro próximo.
A Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, com o apoio da FUNDARPE e da Cia. de Eventos, coordena o estande especial de Pernambuco, com exposição e venda de livros produzidos pela própria CEPE, Comunigraf Editora, Edições Bagaço, Edições Edificantes, Editora Coqueiro, Editora Massangana/FUNDAJ, Editora Universitária/UFPE, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, IMC-Instituto Maximiano Campos, Livro Rápido, Nossa Livraria e Panamérica Nordestal Editora.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FOLHAS DE WHITMAN, de Juareiz Correya

Há Whitman demais em toda parte
Em todo verso moderno
Em tudo o que escreveu Pessoa
No vôo andino de Neruda
No homoerotismo de Ginsberg
Na rosa do povo de Drummond
No poema obscuro de quem não o leu
Nos poemas de todos os poetas que ainda vão nascer
E muito antes dele existir sobre a Terra
Nos salmos e nos cantares bíblicos
A palavra mais humana de Whitman já existia.


(Recife, 27/setembro/2008).

"Movimento Viva Poesia" no FLIG de Garanhuns

O MOVIPOESIA - Movimento Viva Poesia, do Recife, vai participar, a convite da UBE-PE (União Brasileira de Escritores-seção de Pernambuco / Casa Paulo Cavalcanti), do III FESTIVAL DE LITERATURA DE GARANHUNS - FLIG, DE 16 a 19 deste mês de outubro, com um recital de poesia, exposição e venda de livros de poetas recifenses do grupo e de poetas convidados desse município do agreste pernambucano. Na sexta-feira, dia 17, o MOVIPOESIA vai ao encontro de estudantes em um colégio ou faculdade local, e, no sábado, à tarde, promove atividade em uma das tendas montadas na Praça Guadalajara.

O MOVIPOESIA participou, em setembro, do "I Festival Litero-Cultural de João Alfredo", realizado pela Prefeitura local em parceria com a UBE-PE. No próximo mês, o MOVIPOESIA se apresenta, com os poetas do grupo e mais quatro poetas convidados de Ipojuca, na FLIPORTO 2008 - Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, que ocorre do dia 6 ao dia 9 de novembro.

Os poetas pernambucanos José Terra (Palmares), Sílvio Hansen (Paulista), Rogério Generoso (Recife), Jailson Marroquim (Recife), Fernanda Jardim (Recife), Odmar Braga (Paulista) e Juareiz Correya (Palmares) integram o grupo do MOVIPOESIA.