quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET : PALESTRA NO TEATRO CINEMA APOLO (3)





PALMARES - 2014 
(Orla Poetas dos Palmares - 
Foto de Jaudiano Santos que ilustrará 
a capa do ebook  POETAS DOS PALMARES) 


          A edição eletrônica da antologia POETAS DOS PALMARES, também revista e aumentada, com a participação de mais de 40 novos poetas, que compõem a quarta parte do volume (Palmares 2000 / 2014), projetará, de forma inédita, este importante conjunto de nomes representativos da "Terra dos Poetas" na Internet, o que significa um avanço promocional indimensionável para os nossos poetas, a nossa poesia e para Palmares.     

           Na próxima postagem apresentaremos os nomes de todos os poetas que serão incluídos na antologia, relacionados nas quatro partes - do ano 1900 a 1970, de 1970 a 1986, de 1986 a 2000 e do ano 2000 a 2014 - que totalizam, nesta edição eletrônica, 114 anos de produção poética do município dos Palmares.  (Juareiz Correya) 

domingo, 16 de novembro de 2014

"POETAS DOS PALMARES" NA INTERNET : PALESTRA NO TEATRO CINEMA APOLO (2)






Juareiz Correya destaca a terceira edição impressa 
da antologia POETAS DOS PALMARES
(Fundação Hermilo, Palmares, 2002)


     A primeira edição impressa da antologia POETAS DOS PALMARES (1973), contou com a participação de 20 poetas, com nomes representativos da velha, da nova e da novíssima geração de autores da "Terra dos Poetas".  É uma primeira edição de grande significado para a vida cultural e editorial da cidade : foi lançada com a participação de mais de 600 assinantes palmarenses, o que, com certeza, lhe dá a condição de maior sucesso editorial da Cidade dos Palmares até os dias de hoje.  
      A segunda edição impressa  da antologia (1987), revista e aumentada, com a presença de 45 poetas, comprovando a renovação da produção poética da cidade, foi realizada, em coedição, pela FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco / Governo do Estado e Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho / Prefeitura Municipal dos Palmares.    Nessa edição, apresentamos, como texto de introdução, uma crônica de Hermilo Borba Filho - Poetas de Palmares -  publicada pelo Diário de Pernambuco (06/setembro/1973)  sobre a primeira edição da antologia.    

       A terceira edição impressa da antologia (2002), que sintetiza um século (Palmares 1900 / 2000) de poesia da "Terra dos Poetas", promoveu a reunião de textos de 72 poetas de todas as gerações, em projeto editorial inteiramente realizado pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho :  

         "Há 29 anos da sua primeira edição, esta reedição  de POETAS DOS PALMARES coloca mais uma vez esta cidade na vanguarda dos acontecimentos literários do Interior de Pernambuco", afirmei na apresentação da antologia.    (JUAREIZ CORREYA)