quinta-feira, 29 de abril de 2010

CASA DA POESIA no Recife : Antonio Botelho, Fernando Araújo e Lourdes Sarmento

Na primeira terça-feira de cada mês, a partir do dia 4 de maio deste ano, a Panamérica Nordestal Editora e a Revista ENCONTRO (GPL-PE)promovem o Projeto CASA DA POESIA no auditório do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Rua Imperador Pedro II, 290, Santo Antonio, Recife, PE). A entrada é franca para estudantes, professores e admiradores da poesia em geral.

O primeiro encontro, terça-feira, dia 4 de maio, às 17 horas, apresenta os poetas pernambucanos Antonio Botelho (Recife), Fernando Araújo (Palmares) e Lourdes Sarmento (Recife), que vão expor ao público presente informações sobre as suas vidas e os seus textos publicados ou inéditos. Nessa ocasião, CASA DA POESIA homenageará o 115o. aniversário de nascimento do poeta pernambucano Ascenso Ferreira, nascido, no dia 9 de maio/1895, em Palmares, e falecido, no dia 5 de maio/1965, no Recife. Os poetas Juareiz Correya, Fernanda Jardim e José Terra são responsáveis pela organização da CASA DA POESIA.



OS POETAS DE MAIO



ANTONIO BOTELHO nasceu no Recife (PE) em maio de 1967. Advogado, funcionário público federal. Vive em Brasília (DF). Vencedor do Concurso Mauro Mota de Poesia (Recife, 1994). Poemas publicados em revistas e jornais de Pernambuco. Livros de poesia publicados : A PALAVRA NOME, O CÍRCULO DAS SOMBRAS. Publica, neste ano de 2010, O NÁUFRAGO (Coleção Invenção de Poesia / Editora Arribaçã, Recife).


FERNANDO ARAÚJO nasceu em Palmares (PE) e vive em Olinda. Atualmente é secretário de Turismo, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Igarassu(PE). Poemas publicados no "Suplemento Literário" do Diário de Pernambuco. Livros de poesia publicados (desde a década de 1980) : UM BOLERO PARA LURRAN, TEMPOS NUS, REINCIDÊNCIA, TRANSE DAS HORAS, OBSERVATÓRIO DE ABSTRAÇÕES.


LOURDES SARMENTO nasceu no Recife. Poetisa, ficcionista, biógrafa e jornalista, organizou e publicou antologias poéticas nordestinas e brasileiras. Participação em mais de 80 antologias publicadas no Brasil e no Exterior (França, Portugal, Peru). Publicou a antologia POÈSIE DU BRÈSIL (França, 1997). Livros de poesia publicados : POEMAS DO DESPERTAR, EXPLOSÃO DAS MANHÃS, AMOR NOS TRÓPICOS, OLHOS DE TIGRE, GUARDIÃ DAS HORAS, A POESIA É ETERNA, 50 POEMAS ESCOLHIDOS PELO AUTOR.



_________________________________________

Transcrito do blog CASA DA POESIA
(http://juareizcorreya.blogspot.com)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do SESC-Santa Rita, apresenta ações de 2010

Em solenidade de abertura,amanhã, dia 29, às 19 horas, o Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do SESC-Santa Rita / Recife, sob a supervisão de Rita Marize Farias, promove a apresentação oficial do seu plano de ação,
que se estenderá até dezembro/2010, com palestras, debates, oficinas de criação e interpretação de textos, exposições, teatro, música e lançamentos de livros. Destaque especial para a literatura brasileira (sobretudo a produção pernambucana) e as literaturas africanas de Língua Portuguesa.
A solenidade de abertura, nesta quinta-feira (29), conta com a participação do escritor mineiro Affonso Romano de Sant'Anna, em um debate mediado pelo professor Lourival Holanda. Na ocasião, o escritor mineiro relançará o seu livro de poesia QUE PAÍS É ESTE ?
Sexta-feira (dia 30), o Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira (Rua Cais de Santa Rita, 156 - São José, Recife) apresentará as professoras Elisalva Madruga, Rita Chaves e Zuleide Duarte em palestra sobre literatura africana de Língua Portuguesa.


Mais informações : http://www.interpoetica.com e telefone 32247577 (ramal 214).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

AMERICANTO AMAR AMÉRICA em livrarias e bancas do Recife

Lançamento da Panamérica Nordestal Editora, do Recife, o livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20, de Juareiz Correya - que assinala 40 anos de poesia desse autor pernambucano - está circulando nas principais livrarias e bancas de jornais da cidade : Livraria Jaqueira (Graças), Idéia Fixa (Shopping Parnamirim), Módulo (Casa Forte), Imperatriz (Boa Vista e Shopping Tacaruna), Poty Livros (Boa Vista), e nas bancas Livro Magazine (Rua 7 de Setembro), Globo e Guararapes (Av. Guararapes).

AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20 reune mais de 80 poemas escritos e publicados por Juareiz Correya, dos anos 70 aos anos 90 do século passado, e reproduz a quadrinização do poema "Americanto Amar América", de 1975, criada pelo desenhista pernambucano Roberto Portella e publicada em álbum, no Recife (1993), em coedição da Nordestal Editora e Edições Bagaço. O volume apresenta ainda opiniões, sobre o poeta e o poema, de Pelópidas Soares, João Batista de Queiroz, Hermilo Borba Filho, Mauro Mota, Paulo Azevedo Chaves, Geneton Moraes Neto, Jaci Bezerra, Leda Rivas, Montez Magno, Eduardo de Lucena, Antonio de Campos, Graça Lins, Anamélia Maciel, Potiguar Matos e Nagib Jorge Neto.

O livro também pode ser adquirido diretamente com o autor : 81-86852194 / juareizcorreya@hotmail.com