sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LA MUERTE DE NERUDA



"Un dia como hoy
en el 1973,
el 23 de Septiembre,
partió Neruda 
desde Isla Negra
a la eternidad",
lembra Alfred Asis,
não esquece o Chile
 a mortalha de dor
da alma da América.   


Juareiz Correya

(Santo Amaro, Recife,
 23/setembro/2011).

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NATANAEL : AMIGO DO MESMO SONHO




     Um homem que valoriza e respeita a amizade é um homem raro. Prova real de humanidade. No mundo particular dos artistas, e no meio mais reservado dos que se dedicam à Literatura, encontrar um amigo é uma verdadeira aventura humana.  E ventura. É isto o que nos diz, com a sua vida - a sua palavra e ação fraterna -, o poeta pernambucano, do Cabo de Santo Agostinho, Natanael Lima Junior.  

     Conheço Natanael desde os anos 80 do século passado, precisamente do tempo em que ele se entendia com o meu amigo Jaci Bezerra, da Edições Pirata, do Recife, sobre a publicação do seu primeiro livro de poesia intitulado CLAREAR.  Era um menino feito de sonho e  crença na Poesia.

     O tempo voraz das duas últimas décadas do século 20 cuidou dos encontros e desencontros humanos de uma forma quase desumana.  Mas a humanidade resistiu e vive. E a sobrevivência da amizade renova, entre os homens, as suas esperanças e futuros.  

     Reencontrei Natanael - já um homem maduro e ainda feito de sonho e crença na palavra mais humana da existência -, neste início do novo século que vivemos, e pude constatar que, independente do nosso distanciamento, há décadas, o poeta valoriza e respeita a nossa amizade iniciante como se a estivéssemos vivenciando a cada dia.  

     Natanael Lima Junior acredita na amizade como acredita na Poesia - prova real da sua crença na humanidade. 


JUAREIZ CORREYA  
- Recife, 2011.   

________________________________________
À ESPERA DO ÚLTIMO GIRASSOL, 
de Natanael Lima Jr.
- Lançamento da Edições Bagaço, Recife, PE,
nesta quinta-feira, 22 de setembro, às 19 horas,
na "Bela Casa Recepções"
(Rua Marechal Hermes da Fonseca, 200
 - Piedade - Jaboatão dos Guararapes - PE)

Mais informações : http://domingocompoesia.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

60 SETEMBROS : "POEMAS DE 2011" EM PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA




     Vinte e cinco poemas publicados nos blogs JORNAL-JC (http://jornal-jc.blogspot.com/) e no LETRAS&LEITURAS (http://letras-leituras.blogspot.com/) e poemas inéditos, escritos neste ano de 2011, estão reunidos no livro 60 SETEMBROS, de Juareiz Correya, publicação eletrônica que será enviada, por e-mail, aos amigos(as) e contatos - Gmail, Hotmail, Facebook, Twitter - do autor.  O livro é um presente do poeta neste mês do seu 60o. aniversário de nascimento.

     Na segunda parte do livro, 10 poetas assinam uma "Dedicatória Poética" : são poemas escritos e publicados sobre o autor, em épocas diversas, de Antonio Botelho (Recife, PE), Arnaldo Tobias (Bonito, PE), Ary Sergas Santos (União dos Palmares, AL), Isabel Canelas (Portugal), Jaci Bezerra (Recife, PE), José Terra (Palmares, PE), Luiz de Miranda (Porto Alegre,  RS), Montez Magno (Timbaúba, PE), Olímpio Bonald Neto (Olinda, PE), Sílvio Hansen (Paulista, PE).

     A poetisa luso-brasileira Maria de Lourdes Hortas apresenta a publicação eletrônica e enfatiza que "Juareiz Correya é um poeta do seu tempo; no entanto, como poeta, em sua palavra reflete  o homem atemporal, que interrogará sempre a condição humana."