sexta-feira, 1 de julho de 2016

HERMILO BORBA FILHO : FALTA 1 ANO PARA 1 SÉCULO !






Cartaz da programação cultural 
HERMILO BORBA FILHO 
- 90 ANOS 
(Recife, PE, 2007) 



     O escritor pernambucano Hermilo Borba Filho, nascido em Palmares (PE), no dia 8 de julho de 1917, completa, neste mês de julho/2016, o seu 99o. aniversário de nascimento.  Faleceu no Recife, no ano de 1976, em pleno exercício de sua criação literária : havia encaminhado um livro de contos para a Editora Globo, de Porto Alegre, RS, e uma novela para a Editora Civilização Brasileira, do Rio de Janeiro, RJ; o livro de contos AS MENINAS DO SOBRADO e a novela OS AMBULANTES DE DEUS foram publicados, postumamente, ainda em 1976. 

  Diretor e fundador de grupos teatrais, dramaturgo, contista, romancista, cronistas, tradutor, pesquisador, professor universitário e animador cultural, Hermilo Borba Filho foi condecorado, na França (1972), pelo Ministro da Cultura, escritor André Malraux, com o título Chevalier de LÓrdre des Lettres et des Arts.

    Em sua homenagem foram criadas a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, da Prefeitura Municipal dos Palmares (PE), em 1983, e o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, da Prefeitura da Cidade do Recife, em 1988. 

     Agora é tempo de união das instituições culturais criadas em sua homenagem, em Palmares e no Recife, e de uma histórica festa cultural durante todo o ano : 2017 É O ANO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE HERMILO BORBA FILHO ! 

     (Texto de Juareiz Correya) 

     

      

quarta-feira, 29 de junho de 2016

CENTENÁRIOS DE PERNAMBUCO EM 2016






     Neste ano de 2016, a  vida política, social e cultural de Pernambuco está mais enriquecida com o registro dos centenários de nascimento destas cinco personalidades do Estado : 



AUGUSTO LUCENA 
- Advogado e político recifense  
(Guabiraba, PB, Fevereiro de 1916) 


TOMÁS SEIXAS 
- Escritor  
(Recife, PE, 1916)  


DANIEL LIMA 
- Escritor  
(Timbaúba, PE, Maio de 1916) 


ZITO MOTA  
- Jornalista  
(Triunfo, PE, 1916) 


MIGUEL ARRAES DE ALENCAR 
- Governador de Pernambuco 
(Araripe, CE, Dezembro de 1916) 






domingo, 26 de junho de 2016

"II PRÊMIO CEPE NACIONAL DE LITERATURA - 2016" : INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JULHO






"II PRÊMIO CEPE NACIONAL 
DE LITERATURA - 2016" 


As inscrições para o "PRÊMIO CEPE NACIONAL DE LITERATURA - 2016" foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 15 de julho.  A mudança no calendário do certame
literário promovido pela Companhia Editora de Pernambuco - CEPE atende a solicitações de escritores interessados em participar do concurso.  Mais de 400 trabalhos já foram recebidos pela comissão organizadora de autores de todas as regiões do Brasil e do Exterior.  O edital pode ser consultado no site da CEPE (http://www.cepe.com.br/concursos) 

O PRÊMIO CEPE NACIONAL DE LITERATURA, já em segunda edição, é o de maior premiação entre os promovidos por órgãos de Imprensa Oficial no Brasil : R$ 80 mil em premiação geral.    

Os interessados poderão inscrever um trabalho (inédito) em uma das categorias do concurso (Romance, Conto, Poesia e Infantojuvenil).  Além do valor em espécie (R$ 20 mil por categoria), os vencedores terão seus livros publicados pela Companhia Editora de Pernambuco no formato impresso e digital.     


___________________________________________
Divulgação :  Assessoria de Imprensa / CEPE