terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DOIS NOVOS EBOOKS : "Poesia Viva do Recife" e "Poesia Viva de São Paulo"






     Reativamos, neste ano de 2014, dois projetos literários muito importantes para a Panamerica Nordestal Editora (www.panamerica.net.br), em particular, e para as cidades do Recife (PE) e de São Paulo (SP).  São as antologias POESIA VIVA DO RECIFE, que eu organizei e foi publicada, em 1996, pela Companhia Editora de Pernambuco - CEPE / Secretaria da Casa Civil /  Governo de Pernambuco, e a antologia POESIA VIVA DE SÃO PAULO, ainda inédita, que eu organizei com a poetisa paulista Dalila Teles Veras.

     Estas duas antologias fazem parte de um ambicioso projeto editorial - a Coleção Poesia da Cidade (acesse o blog - http://poesiadacidade.blogspot.com.br) - iniciado com a publicação da antologia recifense e sequenciado com a publicação da antologia POESIA VIVA DE NATAL, organizada por Manoel Onofre Jr., publicada em 1999, em homenagem ao 4o. Centenário da Cidade, pela Nordestal Editora (PE) em coedição com a Fundação Capitania das Artes / Prefeitura de Natal (RN). Outras antologias dessa Coleção, já programadas, ainda não puderam ser organizadas e publicadas, a exemplo dos projetos da Poesia Viva de Fortaleza, de Maceió, Salvador e Porto Alegre.  O atraso é grande mas chegaremos lá !



     MAIS DE 200 POETAS DO RECIFE  

     A primeira edição da antologia POESIA VIVA DO RECIFE reuniu textos de 100 poetas contemporâneos de Pernambuco.  A segunda edição será uma publicação eletrônica, com circulação exclusiva na Internet, e reunirá textos de mais de 200 poetas pernambucanos contemporâneos. Alguns textos desta antologia já estão sendo divulgados, mensalmente, em edição impressa e eletrônica da AGENDA CULTURAL DO RECIFE, da Prefeitura do Recife / Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife.  

     A antologia POESIA VIVA DE SÃO PAULO, inexplicavelmente inédita há mais de 10 anos (se eu quiser explicar ninguém nunca entenderá...), reune textos de 80 poetas paulistas contemporâneos e será também uma publicação especial da Ebooks Panamerica lançada no segundo semestre deste ano na PANAMERICA LIVRARIA (http://www.panamericalivraria.com.br)   

                                                                                                    - Texto de JUAREIZ CORREYA 



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

JOSÉ LINS DO REGO : "FÔLEGO E CLASSE"





     "Mais do que os homens lutam no gramado, há o espetáculo dos que trepam nas arquibancadas, dos que se apinham nas gerais, dos que se acomodam nas cadeiras de pistas. Nunca vi tanta semelhança entre tanta gente. Todos os setenta mil espectadores que enchem um Fla-Flu se parecem, sofrem as mesmas reações, jogam os mesmos insultos, dão os mesmos gritos. Fico no meio de todos e os sinto como irmãos, nas vitórias e nas derrotas." 




(Transcrito do Calendário e Agenda CEPE 2014) 


________________________________
FÔLEGO E CLASSE (trecho),
de José Lins do Rego
- Do livro "POESIA E VIDA" (1945)