sábado, 15 de outubro de 2011

POETA GAÚCHO LUIZ DE MIRANDA CONQUISTA A EUROPA - Texto de Juremir Machado da Silva



           Eis a notícia :

          "O poeta Luiz de Miranda recebeu Medalha de Ouro do Senado Francês no Salão do Livro de Paris dia 20 de março. O Salão durou de 16 a 20 de março, e em todos os dias Miranda autografou seu livro publicado na França : TRILOGIE DU BLEU.  Recebeu, também, o Prêmio da Academia de Artes, Ciência e Letras Francesa do ano passado.  Após viajou para Espanha, Palma de Malorca, onde realizou palestra e recital na Universidade das Illes Balears, dia 24 de março, a convite do Departamento de Filologia Espanhola Moderna Latina, dirigido por Perfecto Cuadrado, seu tradutor para o espanhol e Prêmio Luso-Espanhol de Lisboa, 2008. A iniciativa teve o apoio do Instituto Camões de Portugal."

          Até parece aquela dita : santo de casa não faz milagre.
          Miranda brilha lá fora.
          Até a revista CARAS deu-lhe espaço.
          Miranda é o grande poeta gaúcho em atividade.
          Ninguém fala do pampa como ele.
          Bota a gauchada no bolso.
          Orgulho do Rio Grande !
          E sempre maldito.
          O único que na ficha do hotel põe : poeta.

          (JUREMIR MACHADO DA SILVA /
           Jornal Correio do Povo - juremir@correiodopovo.com.br)


         

        

terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Dia das Crianças" especial : CEPE lança Coleção de Literatura Infantil e Juvenil




     "A CEPE passa a atuar efetivamente na formação de leitores e pequenos cidadãos, procurando conciliar valores estéticos e humanos nessas publicações. Queremos dar às crianças o instrumento formativo que é o livro, a leitura no seu sentido mais amplo", afirma Leda Alves, presidente da Companhia Editora de Pernambuco-CEPE, anunciando o lançamento da Coleção de Literatura Infantil e Juvenil, nesta quarta-feira (12/outubro), Dia das Crianças, em festa que ocorre, das 10 às 17 horas, no Parque da Jaqueira do Recife. Uma grande tenda será armada para exposição dos livros, sessão de autógrafos, apresentações artísticas e uma mostra de painéis sobre a história da literatura infantil no mundo.   

     Os livros da Coleção Infantil - títulos classificados no "I Concurso CEPE de Literatura Infantil e Juvenil", de 2010 - são os seguintes :  O CONTO DO GAROTO QUE NÃO É  ESPECIAL, de Lucas Mariz (ilustrações de Igor Colares), O COELHO SEM CARTOLA, de Ana Cristina Silva Abreu (ilustrações de Rivaldo Barboza), BIA BAOBÁ, de Itamar Morgado (ilustrações de Márcio Monteiro), A DONA BARATA (DIZ QUE) FOI À GUERRA, de Francisco Hélio de Sousa (ilustrações de Ana Karina Freitas). Também integra a coleção o livro A CABRA SONHADORA, de Luzilá Gonçalves Ferreira (ilustrações de Luciano Pinheiro), que não fez parte do processo de classificação do concurso.    

     Estes são os livros da Coleção Juvenil (também classificados no "I Concurso CEPE de Literatura Infantil e Juvenil", de 2010) : ANJO DE RUA, de Manoel Constantino (ilustrações de Roberto Ploeg), A COR DA PALAVRA, escrito e ilustrado por Urian Agria de Souza, O MUNDO DE UMA MENINA DE SONHOS, de Renata Wirthmann (ilustrações de Márcio Monteiro) e RODA MOINHO, de Eloi Bocheco (ilustrações de Pedro Zenival). 

______________________________________

     Mais informações : Portal CEPE (http://www.cepe.com.br), Luzilá Gonçalves, assessora editorial (31832705) ou  Marco Polo Guimarães, superintendente editorial (31832782).