sábado, 7 de maio de 2011

PANAMÉRICA NORDESTAL : novo site literário, editorial e cultural lançado no dia do 116o. aniversário de nascimento de Ascenso Ferreira

Próxima segunda-feira,9 de maio - dia do 116o. aniversário de nascimento do poeta pernambucano Ascenso Ferreira - será lançado o novo site literário, editorial e cultural de Pernambuco : PANAMÉRICA NORDESTAL. Publicação eletrônica da Panamérica Nordestal Editora e Produções Culturais, do Recife (PE), o site assume o compromisso de promover a produção literária de autores destacados no passado mais recente da literatura brasileira e de autores contemporâneos, notadamente de Pernambuco e do Nordeste.

ASCENSO FERREIRA, um dos poetas mais originais do modernismo brasileiro, nascido em Palmares (PE) no mês de maio de 1895 e falecido no Recife em maio de 1965, é destacado no site com um link especial (perfil biográfico, bibliografia, microantologia - textos dos seus livros CATIMBÓ, CANA CAIANA e XENHENHÉM - e opiniões sobre o autor).

Em breve, textos do poeta Ascenso Ferreira, considerado um dos poetas mais originais do Modernismo Brasileiro, serão lançados pelo site PANAMÉRICA NORDESTAL em ebooks da editora recifense.

domingo, 1 de maio de 2011

AMERICANTO AMAR AMÉRICA : lançamento, palestra e exposição de arte no Cabo de Santo Agostinho

O Projeto "Sexta de Letras", realizado pela Academia Cabense de Letras, promove o lançamento do livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA E OUTROS POEMAS DO SÉCULO 20, de Juareiz Correya, com palestra do autor e exposição de quadrinhos de Roberto Portella, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, próxima sexta-feira, dia 6/maio, às 19 horas. Publicado pela editora recifense Panamérica Nordestal, em 2010, o livro reune 40 anos da produção poética publicada pelo autor, nascido em Palmares (PE), em 1951, com trabalhos editados em sua cidade natal, Recife, São Paulo e Santo André (SP).

No seu livro, o poeta enfatiza que apresenta a sua poesia publicada no século passado - poemas veiculados em antologias, livretos, folhetos, livro-solo, álbuns - e que "nestes 40 anos de poesia é claro que produzi também textos ainda não publicados e que fazem parte de outros títulos autônomos."

Ao publicar o livro AMERICANTO AMAR AMÉRICA (Recife, 1982), o poeta conheceu pessoalmente o desenhista pernambucano Roberto Portella e foi surpreendido por ele, meses depois, com os desenhos (16 pranchas) "e a quadrinização pronta e acabada do AMERICANTO". A exposição dos desenhos de Roberto Portella faz parte dessa promoção do Projeto "Sexta de Letras".

O livro de Juareiz Correya registra comentários sobre a sua poesia de Hermilo Borba Filho, Geneton Moraes Neto, Jaci Bezerra, Paulo Azevedo Chaves, Pelópidas Soares, João Batista Queiroz, Mauro Mota, Leda Rivas, Montez Magno, Eduardo de Lucena, Antonio de Campos, Graça Lins, Anamélia Maciel, Potiguar Matos e Nagib Jorge Neto.