quarta-feira, 22 de abril de 2009

RUMOR DE VENTO, de Maria de Lourdes Hortas, será lançado no Brasil e em Portugal

A Panamérica Nordestal Editora lança, no Recife, RUMOR DE VENTO, o novo livro de poesia de Maria de Lourdes Hortas, dia 7 de maio, às 17 horas, no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Rua do Imperador, 290, Santo Antonio, Recife, PE). A poetisa luso-brasileira, ausente das livrarias recifenses desde a publicação do seu livro CANTOCHÃO DE TODAVIA, editado em São Vicente da Beira (Portugal), sua terra natal, em 2004, lançará o seu novo livro também em Portugal e, em seguida, no segundo semestre, RUMOR DE VENTO será lançado em São Paulo e em Santo André, no ABC paulista.
Poetisa com 9 livros publicados, trabalhos divulgados em antologias brasileiras e portuguesas, ela mesma já organizou várias antologias, destacando-se, entre outras, a PALAVRA DE MULHER (Poesia Feminina Brasileira Contemporânea), publicada em 1979 no Rio de Janeiro, e POETAS PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS, publicada em 1985 no Recife, Maria de Lourdes Hortas é também romancista, novelista e pintora. No Recife exerce, há anos, o cargo de diretora cultural do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco.
Conhecida e premiada no Brasil e em Portugal, a poesia de Maria de Lourdes Hortas alcança, no seu novo livro, a maturidade plena de uma autora consciente do seu ofício e da sua identidade como uma mulher de duas pátrias, não divididas mas irmanadas em sua criação.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

SINTEPE, INTERPOÉTICA E ANDARARTE HOMENAGEIAM SOLANO TRINDADE

Em homenagem ao poeta negro pernambucano Solano Trindade, cujo centenário de nascimento está sendo festejado neste ano de 2009, o SINTEPE -Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco promove, com a coordenação editorial da revista eletrônica Interpoética e da ONG Andararte, o lançamento da "Coletânea Poética do Primeiro Concurso de Poesia", nesta quinta-feira, dia 23 de abril, a partir das 19 horas, no Teatro Santa Isabel (Praça da República, Santo Antonio, Recife, PE). Com destaque para o trabalho dos poetas pernambucanos Malungo (primeiro lugar) e Biaggio Pecorelli (segundo lugar), e o mineiro Muryel de Zoppa (terceiro lugar), selecionados na categoria público geral, a coletânea apresenta também 20 autores classificados na categoria trabalhadores da área de educação, com os primeiros lugares conquistados, respectivamente, por Rozana Nascimento, Regina Carvalho e Tânia Sampaio. O concurso foi realizado em 2008 e mobilizou mais de 330 poetas inscritos de vários municípios brasileiros.
Na festa do lançamento do livro os poemas vencedores serão apresentados em um recital realizado pelo Grupo Vozes Femininas e a Banda Fim de Feira, com participação especial do poeta Chico Pedrosa, encerra a festa de poesia em homenagem a Solano Trindade.