quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Rumor de Vento" em Mukandas do Monte Estoril

O livro RUMOR DE VENTO (poesia) , de Maria de Lourdes Hortas, já lançado no Recife, será lançado em Portugal, no próximo mês de setembro. Já anda bem noticiado do lado de lá do Atlântico, via Internet, no blog Mukandas do Monte Estoril (http: //huambino.blogs.sapo.pt), do escritor angolano Inácio Rebelo de Andrade, que vive em Lisboa.
"Eu nasci em Angola, no Huambo, terra de umbundos. Na língua daí, mukanda significa carta, recado, notícia. Eis a razão do nome deste blog. Do lugar onde vivo, eu enviarei cartas (minhas e dos meus convidados colaboradores) a quem as queira ler", assim o escritor apresenta o seu blog literário e belissimamente ilustrado com duas séries de fotos ("Ainda no Interior da Mata" e "Fotos legendadas").
A sua postagem (3/junho/ 2009) sobre o novo livro da poetisa luso-brasileira Maria de Lourdes Hortas reproduz a capa de RUMOR DE VENTO, o texto da primeira orelha (opinião de Juareiz Correya) e os poemas "Diluviana" e "Outonal".

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Imprensa Nacional homenageia CEPE

A Imprensa Nacional e a Imprensa Oficial da Paraíba publicaram, a partir de autorização gentilmente cedida pela Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, lançada neste ano e já distribuída em promoção da Revista CONTINENTE (número 97, janeiro / 2009), A Última do Português - Cartilha das novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O jornalista Ricardo Melo, Diretor de Produção e Edição, representou a CEPE, em homenagem prestada à empresa pela Imprensa Nacional, em Brasília, na última semana de maio (sexta-feira, dia 29) durante a solenidade das comemorações dos 201 anos de criação da Imprensa no Brasil.
Promovida por iniciativa do Sr. Fernando Tolentino de Souza Vieira, Diretor-Geral, e de toda a diretoria da Imprensa Nacional, a solenidade relevou o lançamento da cartilha sobre a reforma ortográfica produzida originalmente pela CEPE. Na cartilha lançada, a Imprensa Nacional sugere a adequação das matérias enviadas para publicação nos Diários Oficiais às normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto 6.538, de 29 de setembro de 2008, em vigor desde o primeiro dia de janeiro deste ano.
Criada e editada pela CEPE, com redação e pesquisa da professora Maria Helena Pôrto e ilustrações de Libório Melo, a cartilha do Acordo Ortográfico continua disponibilizada para todas as Imprensas Oficiais do País, em arquivo Adobe Reader PDF, com total cessão dos direitos de reprodução. Os interessados devem manter contato direto com a diretoria de Produção e Edição da CEPE (e-mail : din@cepe.com.br / telefones : (81) 31832700 e 31832741, fax).